Você está aqui: Página Inicial > Notícias > TCCs da licenciatura em computação são aprovados no CBIE 2023

TCCs da licenciatura em computação são aprovados no CBIE 2023

DESTAQUE

Os trabalhos foram aprovados como artigo científico para a apresentação no evento, que ocorrerá entre 6 e 10 de novembro
publicado: 04/10/2023 10h49, última modificação: 04/10/2023 10h49

Dois trabalhos de conclusão de curso (TCC) da licenciatura em computação foram aprovados no formato de artigo científico no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Os TCCs intitulados de "Gamificação na Educação Básica: Uma Revisão Sistemática do Cenário Nacional" e “GAME.INC: Desenvolvendo um Objeto de Aprendizagem Ludificado para Inclusão Desplugada”, foram desenvolvidos pelos egressos Alex Pereira Machado e Albio Souza Leite Júnior, sob orientação dos professores Tauã Milech Cabreira e Guilherme Ribeiro Rostas.

O primeiro trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação na Educação Básica brasileira, abordando os benefícios desta metodologia. Entre eles está a maior motivação, engajamento e compreensão dos conteúdos, além da melhora na relação aluno-professor. Assim como destaca os desafios de sua implementação, como embasamento em teorias de aprendizagem, planejamento contextualizado e necessidade de capacitação dos professores neste tópico.

Já o segundo trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem tátil, em formato de tabuleiro, voltado ao auxílio no desenvolvimento de habilidades e competências do pensamento computacional de um estudante deficiente visual. A proposta baseou-se na “computação desplugada”, visando a criação de uma experiência de “inclusão desplugada”, buscando também promover competências como percepção espacial e motricidade fina do estudante.

O CBIE 2023 ocorre entre os dias 6 e 10 de novembro em Passo Fundo/RS e o curso de licenciatura em computação está organizando a participação de estudantes e de professoras/es no evento organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).