Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Serviço de Psicologia

Serviço de Psicologia

por Comunicação Social publicado 18/05/2017 10h19, última modificação 22/10/2018 15h54

 

COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas, possui um serviço de atendimento psicológico. O Serviço de Psicologia, nesta instituição, está localizado na Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae) e está vinculado à Diretoria de Ensino (Diren).

O serviço de atendimento psicológico funciona segundo as normas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) (Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010), que apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo do Pnaes é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. Conforme orienta o Pnaes, as ações da Psicologia devem ser implementadas de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estas ações devem ser desenvolvidas na área de atenção à saúde e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

O Serviço de Psicologia também atua de acordo com as normas estabelecidas pelo Regimento Interno do câmpus Pelotas (aprovado pela resolução 69/2011 do Conselho Superior - Consup). Segundo este regulamento, o atendimento psicológico está vinculado à Coordenadoria de Assistência Estudantil e, neste âmbito, visa promover ações nas áreas de saúde; desenvolver atividades de orientação profissional; e fomentar e promover, em conjunto com os demais profissionais da educação, ações para a permanência e êxito dos estudantes.

Atualmente, o Serviço de Psicologia conta com uma equipe composta por duas psicólogas, Letícia Galery Medeiros e Rovena Batista Severo; e dois estagiários. A porta de entrada para atendimento pelo Serviço de Psicologia é a entrevista de acolhimento. Nesta entrevista, os acadêmicos terão suas demandas acolhidas para que sejam avaliados os encaminhamentos necessários. O acolhimento ocorre por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento; sendo realizado todas as quartas-feiras, das 9h às 19h. Telefone de contato: (53) 2123.1082.

Faz-se necessário destacar que o Serviço de Psicologia atua em equipe, dialogando com os demais setores da instituição, tais como Assistência Pedagógica e Posto Médico. Atualmente, também participa da gestão do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

CONTATO

Psicóloga Letícia Galery Medeiros: leticiamedeiros@pelotas.ifsul.edu.br