Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Registros Acadêmicos

Registros Acadêmicos

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 16h00, última modificação 19/02/2021 20h33

ATENÇÃO:

Como medida de proteção da comunidade acadêmica frente à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, as atividades presenciais no IFSul estão suspensas. Assim, nesse período, o Dera está trabalhando de forma remota e atendendo digitalmente os pedidos, exclusivamente pelos seguintes e-mails:

Cursos de graduação: superior@pelotas.ifsul.edu.br

Cursos técnicos: tecnico@pelotas.ifsul.edu.br

Dúvidas gerais, envie e-mail para: dera@pelotas.ifsul.edu.br

Encceja: veja como solicitar o certificado pela internet clicando aqui.

 

SOBRE O DEPARTAMENTO DE REGISTROS ACADÊMICOS

Órgão subordinado à Diretoria de Ensino (DIREN), o Departamento de Registros Acadêmicos (DERA) do câmpus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense é responsável pela coordenação, supervisão e execução de todas as atividades que impactam diretamente no registro de informações acadêmicas dos discentes.

Entre as atividades desempenhadas estão: procedimento de matrículas, arquivamento de documentos, procedimentos relacionados à emissão de documentos acadêmicos (como atestados, históricos, conteúdos programáticos/ementas, matrizes curriculares, dentre outros), emissão e registro de certificações, processamento dos períodos letivos, alimentação dos sistemas de informações do MEC; lançamento de trocas de turmas, turnos, diários; trancamentos de matrícula, cancelamentos, transferências, dispensas, aproveitamentos e justificativas de faltas.

Reconhecido por sua importância organizacional, dado o conjunto de atividades administrativas desenvolvidas e os serviços prestados, o DERA atua em atendimento a toda a comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico administrativos, sociedade em geral), sendo que é organizado em duas coordenadorias: a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Ensino Técnico de Nível Médio (CRAET) e a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Ensino de Graduação e de Pós-graduação (CRAEGP). Cada coordenadoria é especializada no atendimento às demandas do segmento em que atua.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DERA:

  • promoção de um ambiente de trabalho adequado e motivador;
  • promoção do trabalho desempenhado em equipe;
  • melhoria contínua dos processos e metodologias;
  • prestação de serviços qualificados;
  • suporte à consecução dos objetivos traçados pela Diretoria de Ensino.

 

O Departamento de Registros Acadêmicos ALERTA:

  • os alunos devem atentar para os prazos de renovação de matrícula, para não correr o risco de configurar Evasão;
  • os alunos devem ficar atentos aos prazos de solicitações estabelecidos nos calendários acadêmicos;
  • muitos procedimentos adotados pelo DERA são baseados na Organização Didática, portanto, busque se informar sobre o conteúdo deste documento;
  • em caso de dúvidas, busque informações junto aos servidores do DERA.

 

ATENDIMENTO 

Como medida de proteção da comunidade acadêmica frente à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, as atividades presenciais no IFSul estão suspensas. Assim, nesse período, o Dera está trabalhando de forma remota e atendendo digitalmente os pedidos, exclusivamente pelos seguintes e-mails:

Cursos de graduação: superior@pelotas.ifsul.edu.br

Cursos técnicos: tecnico@pelotas.ifsul.edu.br

Dúvidas gerais, envie e-mail para: dera@pelotas.ifsul.edu.br

Encceja: veja como solicitar o certificado pela internet clicando aqui.

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2020/1 - EXECUÇÃO 2021/1:

 Cursos Técnicos

Cursos Superiores

O Departamento de Registros Acadêmicos (Dera) informa que os procedimentos de renovação de matrícula serão realizados automaticamente pelo câmpus Pelotas, para todos os estudantes matriculados no período letivo 2020/1, ou seja, todos os estudantes que iniciaram as atividades em fevereiro de 2020 terão suas matrículas renovadas para 2021.

Os estudantes estarão vinculados às disciplinas que já estavam matriculados antes da pandemia. No caso do ensino superior, devido ao regime de matrícula por disciplina, o prazo para de ajustes de disciplinas vai até 28 de fevereiro. O procedimento deve ser realizado pelo próprio estudante, via sistema acadêmico.

 

CURSOS TÉCNICOS - SOLICITAÇÃO PARA TROCA DE FORMA

A solicitação para a troca de forma nos cursos técnicos deve ser feita no período de 19/02/2021 a 05/03/2021.

>>> FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE TROCA DE FORMA DE CURSO

No caso específico da troca do integrado para o subsequente ou concomitante, o aluno deverá apresentar a conclusão do ensino médio. O pedido será enviado à coordenação para avaliação. Somente será permitido o ingresso a partir do segundo período do curso.

 

CONTATOS

Chefe do Departamento: Vagner Greque de Almeida

Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Ensino Técnico de Nível Médio (CRAET)

E-mail: tecnico@pelotas.ifsul.edu.br

Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Ensino de Graduação e de Pós-graduação (CRAEGP)

E-mail: superior@pelotas.ifsul.edu.br

Endereço: IFSul – Câmpus Pelotas - Praça Vinte de Setembro, 455 - Centro - Pelotas/RS - CEP 96.015-360.

registrado em: ,