Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

OPORTUNIDADE

Prazo vai até as 18h do dia 15/10. Encontros acontecem a partir do dia 19/10, no câmpus II da UFPel
publicado: 04/10/2019 10h17, última modificação: 04/10/2019 10h17

Estão abertas, até as 18h do dia 15 de outubro, as inscrições para as próximas turmas das atividades de reforço em matemática, oferecidas pelo projeto Grupo de Apoio em Matemática (Gama). Gratuitas, as aulas serão realizadas nos dias 19 e 26 de outubro e 9 de novembro, no câmpus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Rua Almirante Barroso, 1202, Centro - Pelotas.

Estudantes do IFSul, façam aqui sua inscrição!

As turmas serão divulgadas no dia 16 de outubro, no site do Projeto Gama. Conforme os organizadores, estão sendo disponibilizados os módulos de limites, derivadas, integrais e geometria analítica.

O Projeto Gama é fruto de uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática (IFM) e a Pró-reitoria de Ensino da UFPel.

Conteúdos

Módulo de Limites (sábados pela manhã)

Revisão da teoria e exercícios: Definição de limite. Limites laterais e limite bilateral. Propriedades dos limites. Limites infinitos. Limites no infinito. Assíntotas horizontais e assíntotas verticais. Funções contínuas. Propriedades das funções contínuas. O Teorema do Confronto. Cálculo de indeterminações.

Módulo de Derivadas (sábados à tarde)

Revisão da teoria e exercícios: Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.

Módulo de Integrais (sábados pela manhã)

Revisão da teoria e exercícios: Integral definida. Antiderivação e integral indefinida. Propriedades da integral definida. O Teorema Fundamental do Cálculo. Integração por substituição e integração por partes. Cálculo de áreas. Comprimento de arco. Volumes: método dos discos, dos anéis e da cascas cilíndricas. Integração trigonométrica e integração por substituição trigonométrica.

Módulo de Geometria Analítica (sábados pela manhã)

Revisão da teoria e exercícios: Cônicas – Parábola: equação da parábola com vértice na origem e fora da origem; Elipse: equação da elipse com centro na origem e fora da origem; Hipérbole: equação da hipérbole com centro na origem e fora da origem. Superfícies Quádricas – Elipsoide; Hiperboloide de uma folha e de duas folhas; Paraboloide elíptico; Paraboloide hiperbólico; Superfície cônica e Superfície cilíndrica.