Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão do IFSUL promove reciclagem de plásticos e confecção de bijuterias

EXTENSÃO

Alunas dos cursos superiores de tecnologia em saneamento ambiental e gestão ambiental que auxiliam jovens do Instituto Assis Brasil
publicado: 14/06/2023 08h24, última modificação: 14/06/2023 08h24

O novo projeto de extensão do câmpus Pelotas, “Criatividade e Ação: transformação de resíduo plástico em arte” está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. O programa ensina alunos do 9º ano sobre conscientização ambiental, além de educar para a sustentabilidade através da reciclagem de plásticos. Para tal finalidade, o método adotado para a absorção do conteúdo é a confecção de objetos de arte e utilidades.

A iniciativa foi idealizada pelo grupo de pesquisa “Resíduos, Materiais de Construção e Sílica gel”, sob a liderança da Professora Paula Irigon, coordenadora do projeto. A equipe também conta com a valiosa colaboração da Professora Rosane Hein de Campos, além das alunas Leila Benguá Vieira, Susana Rosa e Veridiana Rockenbach, provenientes dos cursos superiores de tecnologia em saneamento ambiental e gestão ambiental. Essas talentosas alunas fazem parte da equipe executora do projeto, dedicando-se ao ensino das oficinas de reciclagem de plásticos para os alunos do 9º ano do Instituto Assis Brasil.

A parceria entre o IFSul e o Instituto Assis Brasil tem sido fundamental para o desenvolvimento do projeto. A escola disponibilizou o espaço para as oficinas e contou com o apoio de seu corpo docente para contextualizar a reciclagem, relacionando o conteúdo das disciplinas de matemática, física e química com as propriedades dos polímeros. Além disso, a escola forneceu os recursos materiais necessários, como tesouras, luvas e recipientes para a separação de materiais recicláveis.

A professora Paula comenta: “Os resultados alcançados até o momento têm sido promissores. Através das oficinas, os alunos do ensino fundamental desenvolveram habilidades técnicas, estimularam sua criatividade, aprofundaram seu conhecimento sobre a importância da reciclagem e despertaram para o empreendedorismo.”

Ela também ressalta como a iniciativa tem promovido uma maior integração entre os alunos dos diferentes níveis de ensino, fortalecendo a relação entre a comunidade escolar e a instituição de ensino.

Uma das etapas finais do projeto será uma exposição das bijuterias confeccionadas pelos alunos do ensino fundamental. As peças serão destacadas no estande do IFSUL durante a Fenadoce, no encerramento do evento, que ocorrerá no dia 18 de junho. Essa exposição visa incentivar a conscientização da comunidade em relação à reciclagem de plásticos, demonstrando de forma prática e artística o potencial de transformação desses materiais.