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Professora do câmpus Pelotas integra projeto contemplado pelo CNPq

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Cristhianny Bento Barreiro é a única docente do IFSul no grupo que conta com pesquisadores do IFRS, IF Farroupilha e Unochapecó
publicado: 31/03/2022 09h12, última modificação: 31/03/2022 09h12

A professora doutora Cristhianny Bento Barreiro, do IFSul/câmpus Pelotas, é uma das participantes do projeto “Concepções epistemológicas e práticas de pesquisas presentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul”, um dos selecionados na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes (Universal 2021), que tem a finalidade de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Com o objetivo de analisar concepções epistemológicas e práticas de pesquisas institucionalizadas nos IFs do Rio Grande do Sul, na área de ciências humanas, em programas de iniciação científica e tecnológica, de incentivo à pesquisa e inovação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o projeto, do qual fazem parte docentes dos três institutos federais gaúchos e da Unochapecó, tem o propósito de produzir dados que possam contribuir para qualificar o processo de produção da pesquisa que ocorre nos IFs do Estado.

Coordenado pelo professor doutor Josimar de Aparecido Vieira, do IFRS/câmpus Sertão, o projeto tem duração de três anos e conta com a participação de mais sete professores pesquisadores: Adair Adams (IFRS/câmpus Vacaria), Carina Tonieto (IFRS/câmpus Ibirubá), Cristhianny Bento Barreiro (IFSul/câmpus Pelotas), Ivan Carlos Bagnara (IFRS/câmpus Erechim), Josiane Carolina Soares Ramos Procasko (IFRS/câmpus Porto Alegre), Marilandi Maria Mascarello Vieira (Unochapecó) e Vantoir Roberto Brancher (IFFar/câmpus Jaguari).

O financiamento deste projeto pelo CNPq permitirá aperfeiçoar o desenvolvimento da EPT nos IFs do RS como processo educativo e investigativo. Contribuirá para o planejamento e avaliação da produção de pesquisas na área de ciências humanas, estendendo seus benefícios às instituições de ensino que atuam com a EPT e à comunidade em geral. Isso significa aprimorar o processo de produção, desenvolvimento e transferência de tecnologias sociais, contribuindo para com o próprio CNPq onde poderá dispor de indicadores sobre as produções científicas que estão sendo desenvolvidas pelos IFs. 

Os relatórios técnico-científicos oriundos desta investigação serão disseminados por meio de publicações em periódicos especializados (nacional e internacional), em comunicação e publicação em anais de eventos relacionados com a educação que são realizados no Brasil e em outros países, assim como publicação de livros (e-books) que serão organizados pelos pesquisadores. Além do acesso livre e gratuito aos periódicos e e-books, o público em geral e as comunidades acadêmicas do conjunto de instituições de ensino que atualmente formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como instituições do das demais redes (estaduais, municipais e privadas) disporão de dados que contribuirão para o planejamento e implementação da pesquisa e inovação na educação profissional e tecnológica.

Fonte: CCS-IFSul/câmpus Pelotas com informações da Assessoria de Comunicação Social do IFRS/câmpus Sertão.

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