Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota da direção-geral sobre a exclusão do Câmpus Pelotas do COMPAM

Notícias

Nota da direção-geral sobre a exclusão do Câmpus Pelotas do COMPAM

POSICIONAMENTO

IFSul Câmpus Pelotas e UFPel foram excluídos do Conselho Municipal de Proteção Ambiental, ocorrido em 15 de junho
publicado: 26/06/2023 11h23, última modificação: 26/06/2023 11h54

O Instituto Federal Sul Riograndense – IFSul / Campus Pelotas vem a público lamentar sua exclusão do Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPAM) e da visão distorcida sobre a atuação dos representantes do IFSul junto ao conselho. Somos reconhecidos como uma instituição que prima pelo conhecimento técnico e qualidade do nosso quadro de servidores. Não podemos aceitar que seja propagada a visão de que nossos servidores não representam a grandeza da nossa instituição.

Assim, entendemos também que, apesar do devido processo de votação para a composição do COMPAM, a não participação das nossas representações das instituições federais de ensino, pesquisa e extensão, IFSul e UFPel, fragiliza a tomada de decisão em defesa das questões ambientais.

Nesse sentido, solicitamos a revisão do posicionamento adotado pelo COMPAM, pois as nossas instituições além de aportar a oferta de importante conhecimento científico, posicionam-se, invariável e altivamente, com base no princípio constitucional de respeito ao meio ambiente, na valorização da participação cidadã, no espírito da democracia e do diálogo, na ética e na impessoalidade da administração pública. Ademais, é reconhecido que IFSul e UFPel têm atuado nesse espaço com sensibilidade social norteada pela ética ambiental e pelo conhecimento técnico-científico sobre o tema; não submetendo sua representação a quaisquer outras lógicas que não rigorosamente essas

Cabe, ainda, salientar que a decisão tomada pelo conselho teve forte repercussão negativa junto à comunidade de Pelotas. Há o entendimento que a não participação das nossas instituições representa uma perda significativa na avaliação das questões ambientais em nosso município, pois desconsidera a importância de ambas na produção de conhecimento sobre o tema aliado à aplicação desse conhecimento no âmbito das decisões sobre questões ambientais em Pelotas.

 

Atenciosamente,

Prof. Carlos Jesus Anghinoni Corrêa

Diretor Geral do IFSul Câmpus Pelotas