Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra Científica tem programação transferida para final do mês

Notícias

Mostra Científica tem programação transferida para final do mês

80 ANOS

Em decorrência do mau tempo, a nova data para a Mostra será nos dias 27, 28 e 29 de setembro
publicado: 15/09/2023 08h32, última modificação: 15/09/2023 08h41

A I Mostra Científica do Câmpus Pelotas precisou alterar a data de sua programação. Por culpa das intensas chuvas dos últimos dias, aulas foram canceladas e as atividades da escola pararam, logo, encaminhamentos necessários para viabilizar de forma exitosa o evento também sofreram atrasos. A Mostra ocorrerá entre os dias 27, 28 e 29 de setembro.

Durante esses dias, os pôsteres estarão dispostos no saguão da escola, a comunidade escolar pode dialogar com os pesquisadores, considerando a agenda de apresentação, disponível no final desta matéria.

Confira o cronograma abaixo: 

27/09/23 - Quarta-feira

14h  Abertura da Mostra e Lançamento do HeMEPT (Repositório Digital História e Memória da EPT) – sala dos servidores

16h às 20h – Mostra de Pôsteres – saguão do Câmpus

18h – Roda de Conversa com a Pós Graduação

28/09/23 – Quinta-feira

16h as 20 – Mostra de Pôsteres – saguão do Câmpus

18h  Roda de Conversa com a Graduação   sala dos servidores

29/09/23 – Sexta-feira

16h as 18h – Mostra de Pôsteres - saguão do Câmpus

19h  Encerramento da Mostra e jantar por adesão no CTG do Câmpus Pelotas – CTG do Câmpus

Observação: Nos quadros abaixo está indicado o nome da pessoa responsável pela inscrição do trabalho (em geral o primeiro autor). As pessoas autoras de cada pôster se organizam livremente para apresentar o pôster no dia estabelecido. 

Quarta-feira - 27/09/23: horário das 16h às 20h

(DES)RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS NO IFSul CÂMPUS PELOTAS

Ingrid Simões Gross

(DES)RESPEITO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO IFSul CÂMPUS PELOTAS

Rodrigo Regert

A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A SUA RELEVÂNCIA NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO

Marilvana Giacomelli Tavares

A EDUCAÇÃO DO CONSUMIDOR EM UM CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Ana Paula Matias Duarte

A NOÇÃO DE CORPO FABRICANDO SUBJETIVIDADES: MAPEANDO ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NO PORTAL DA CAPES

Suélem do Sacramento Costa de Moraes

A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA NÃO LICENCIADOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Virgínia Soares de Campos

A PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA SIMBÓLICA ENTRE PROFESSORES DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS

Lydia TessmannMülling da Motta

A REGULAMENTAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR/RS (1921-1924)

Patrick da Silva Araujo

AMARRAS E RESISTÊNCIAS NA EFETIVAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA PRIMEIRA CAPITAL FARROUPILHA

karoline Lopes Rodrigues

ANTÓNIO NÓVOA: REFLEXÕES SOBRE ESCOLAS E PROFESSORES

Bianca HerreiraCapilheira

ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS E RACISMO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Lenita Vargas

AS ATIVIDADES EXTRACLASSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA DE FORMAÇÃO OMNILATERAL DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – CAMPUS PELOTAS

Carla Adriana Silva Silveira

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Edison Viana Schuch

AS PRIMEIRAS MULHERES PROFESSORAS DA ESCOLA TÉCNICA DE PELOTAS – RS – BRASIL

Waleska Ribeiro Villar

AS VARIAÇÕES NO TEMPO E NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PELOTENSE:  DA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS AO IFSUL

Adriana Barboza Roschild

BATOM, GRAXA E SALTO ALTO: O DISCURSO DAS MULHERES MECÂNICAS

Nara Eliane Pereira Leal

CAPACITAÇÃO DOCENTE EM BIM NO CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES

Tatiane Brisolara Nogueira

CONSTRUÇÃO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NA EJA-EPT: EXPERIMENTANDO A FÍSICA E INTEGRANDO CONHECIMENTOS

Luciano Pereira Luduvico

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE: UMA TRILHA DE APRENDIZADOS E DIÁLOGOS

Rafael Madruga Pereira

A DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO/ENSINO E MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO/ENSINO, OFERTADOS POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Gabriel Porciúncula Nunes

DESIGN SUSTENTÁVEL: CRIAÇÃO DE LUMINÁRIAS

Bianca de Oliveira Zurchimitten da Cruz

DISCURSOS SOBRE PROFESSORES/AS YOUTUBERS E EDUTUBERS NA MÍDIA DIGITAL

Ana Paula Quevedo Peil

DOCÊNCIAS E PROFESSORALIDADE NA CULTURA SURDA

Suzana Mendonça Abreu

DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Ingresso na carreira e Formação no Sul do Brasil.

Melinda Gomes Victor

EMEDI - ESCRITÓRIO MODELO DE EDIFICAÇÕES

Juliana de Oliveira Plá

ENGAJAMENTO COMPORTAMENTAL DE PROFESSORES NO USO DE METODOLOGIAS IMERSIVAS: DA EXPERIMENTAÇÃO À APLICAÇÃO, UM PERCURSO FORMATIVO BASEADO NO MODELO TPACK

Luciane de Oliveira Morales

ENQUANTO A BANDA PASSA: DA ORDEM À COMPOSIÇÃO DE AFETOS

Hassan Pereira Jalil

GRUPO DE ESCOTEIROS ITAPUÃ-98 RS

Ricardo Lemos Sainz

IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR DO BIM NO CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES DO IFSUL - CÂMPUS PELOTAS.

Aline Campelo Blank Freitas

OFICINAS — MULHERES NO DESIGN: QUEM FORAM AS QUE VIERAM ANTES DE NÓS?

KethlynBisso do Couto

O INGRESSO DAS PRIMEIRAS ESTUDANTES NA ETP NOS ANOS 60 DO SÉCULO XX

Emerson Ricardo Esteves da Fonseca

PERSONALIZAÇÃO DE MÓVEL DE APOIO

Beatriz Pons da Silveira

PROJETO EM CAD E CONSTRUÇÃO DA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA DE UMA BANCADA DE ROBO HIDRÁULICO

Nathanael Gonçalves lima

PROJETO FINAL DE AVALIAÇÃO – CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

João Róger de Souza Sastre

PROJETO NIX: DO CAOS SOMOS FEITAS — AS MULHERES NO DESIGN GRÁFICO

Izzy Botelho Marcelino

PROPOSTA TRABALHO EM CONJUNTO ENTRE DESENHO I E INFORMÁTICA BÁSICA UTILIZANDO SOFTWARE GRÁFICO.

Luiz Henrique Neves Pacheco

REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E DA MATRIZ CURICULAR DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - FORMA SUBSEQUENTE - DO IFSUL CÂMPUS PELOTAS

Vanessa BüttowSignorini

 

 

 

Quinta-feira - 28/09/23:  horário das 16h às 20h

APLICAÇÃO DE CHIPS DE MADEIRA BRASILEIRA EM DESTILADO DE GRASPA

Luiz Felipe Pinheiro Berndt

AS TECNOLOGIAS COMO UMA FERRAMENTA DOCENTE NA DINAMIZAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Adriana Machado das Neves

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE BIOCARVÕES NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EMERGENTES EM MATRIZES AQUOSAS

Maria Alice Farias da Silva Amaral

CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE DESTILADOS VÍNICOS

Laís Vasconcellos Rodrigues

CONTAMINAÇÃO MICROBIANA EM TORNEIRAS DE BANHEIROS

Julia Barros Busato

CONTAMINANTES MICROBIANOS EM CAFÉ (Coffea arábica L.)

Bruna Cortez Farias

DETERMINAÇÃO DE PCZ DE CASCAS DE FRUTAS USADAS COMO BIOSSORVENTES DE METAIS PESADOS

Marcelo Möller Alves

ENTREI NUM CURSO QUE NÃO ERA MINHA PRIMEIRA OPÇÃO, E AGORA?: O CASO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.

Lukas dos Santos Boeira

ENUNCIAÇOES SOBRE A MATERNIDADE ESPECIAL EM ESTUDO: EFEITOS QUE SUBJETIVAM O SUJEITO MÃE

Suzana Mattos da Rosa

EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MOTIVAÇÕES DE ESTUDANTES EVADIDOS INGRESSANTES NO SEMESTRE INICIAL DA PANDEMIA NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES, FORMA SUBSEQUENTE, DO CAMPUS PELOTAS DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE

Zaira Peres Corrêa

FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DIÁLOGO SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO DE DOCENTES DAS ESCOLAS DE ED. INFANTIL MUNICIPAIS DE PELOTAS/RS

Cíntia Rio Branco Pereira

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESACELERAÇÃO DO TEMPO E DESFRAGMENTAÇÃO DO CURRÍCULO

Marco Antônio Simões de Souza

FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS VINCULADOS A CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO

Márcia Maria dos Anjos Gomes Rodrigues

GERENCIALISMO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

César de Lima de Melo

HERÓI DO COLISEU

Lukas Raphael Mendes Duarte Lourençon

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Rafael de Magalhães Bandeira

INCIDÊNCIA DE INDICADORES SANITÁRIOS E HIGIÊNICOS EM TORNEIRAS EXTERNAS

Helena Hartwig Schulz

INSULTAM-ME PELA MINHA COR: QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO IFSUL CÂMPUS PELOTAS

Dayane Pereira Batista

MEMÓRIA E SANKOFA: CONSTANTES DESAFIOS PARA UM FUTURO MAIS INCLUSIVO

Paulo Gutemberg de Noronha e Silva

MODELO FÍSICO REDUZIDO DE EQUIPAMENTO DE SONDAGEM SPT PARA ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO DO SOLO

Lucas Hlenka

MODOS DE ENUNCIAR AS JUVENTUDES EM ANÁLISE: PROBLEMATIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Anderson Miguel Botelho Pintanel

MOTIVOS DE EVASÃO DOS INGRESSSANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS DO CÂMPUS PELOTAS

Karen Raquel PeningKlitzke

MULHER, TRABALHO E MATERNIDADE: DEMANDAS NO RETORNO DA LICENÇA MATERNIDADE

Leticia Iorio Krause

MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE O EMPREENDEDORISMO

Alexandra Domingues

NÚCLEOS DE ATENDIMENTO NO IFSUL – CÂMPUS PELOTAS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À DIVERSIDADE ACADÊMICA

VívianBonowBoeira

OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE MAIOR VALOR AGREGADO ATRAVÉS DA PIROLISE DA CASCA DE ARROZ

Mirian DosalinaFusinatto

OBTENÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE Cu(NO3)2 A PARTIR DO LIXO ELETRÔNICO

Cássia Caroline de Freitas da Rosa

O FRACASSO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: QUEM TEM MÉRITO PARA ESTUDAR?

Rafael da Silva Alves

PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE CaO OBTIDO DE CASCAS DE OVOS E ÓLEO DE FRITURA EM ULTRASSOM

Giovana WeinertPaap

PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE CaO OBTIDO DE CASCAS DE OVOS MODIFICADO COM Zn

Gabriel Machado Rodrigues

PRODUÇÃO DE DESTILADO DE VINHO "BRANDY"

Gustavo Ferreira Hertzberg

PRODUÇÃO DE ZEÓLITAS SEM DIRECIONADOR A PARTIR DA SÍLICA EXTRAÍDA DE CINZA DA CASCA DE ARROZ

Shayla Santos Lopes

PROJETO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: CICLO DE PALESTRAS

Guido Luiz de Souza Alves Junior

PROJETO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: CICLO DE PALESTRAS

Ricardo HenzeL

PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BANCADA PARA CONTROLE DE CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO2)

Gustavo Rosa de Menezes Jacondino

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE AMBIENTES DO IFSUL – CÂMPUS PELOTAS

Nicole Ferreira Garcia

REAPROVEITAMENTO DO RESIDUO DE VINIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE FARINHA DE BAGAÇO DE UVA

Otavio Ferreira Hertzberg

REAPROVEITAMETNO DO BAGAÇO DE UVA, PARA ELABORAÇÃO DE BEBIDA DESTILADA "GRASPA"

Luiz Felipe Pinheiro Berndt

RECUPERAÇÃO DE COBRE(CU) A PARTIR DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO

Arthur da Silva Figueiredo

USOS DE BIOCARVÕES OBTIDOS A PARTIR DA CASCA DE ARROZ COMO BIOSSORVENTES DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS EM EFLUENTES DE LABORATÓRIO

Ana Renata da Rosa Louzada

UTILIZAÇÃO DE MADEIRAS BRASILEIRAS PARA ENVELHECIMENTO DE BEBIDAS DESTILADAS

Luiz Felipe Pinheiro Berndt

 

 

Sexta-feira - 29/09/23: horário 14h às 18h

AMPLIANDO O ACESSO: UM SISTEMA WEB DE E-COMMERCE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA TORNAR O MERCADO DE FERRAMENTAS ACESSÍVEL A TODOS

Argel Heberle da Rosa

AVALIAE, UMA PLATAFORMA DE AUTOAVALIAÇÃO DE CURSOS

Matheus Barcelos Coelho

GAME CONNECT: UNINDO JOGADORES, AMPLIANDO A DIVERSÃO!

Miguel Morales Rodrigues

GAVETEIRO VIRTUAL

Daniel RojhnMilgarejo

GERENCIADOR DE SALÕES

Jean Max Simon Krebs

GETGADGETS: UMA PLATAFORMA PARA COMPRA E VENDA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS USADOS

Mateus Morales Rodrigues

GO! UM APLICATIVO GERENCIADOR DE ENTREGAS

Lucas NornbergGobel

HELP THEM: A FORMA MAIS RÁPIDA PARA RECEBER APOIO EMOCIONAL

João Pedro Stone Moreira

INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DE DISPOSITIVOS DE INTERAÇÃO COM O COMPUTADOR VOLTADOS À TECNOLOGIA ASSISTIVA

Jéssica Oliveira de Oliveira

MODELAGEM TRIDIMENSIONAL ATRAVÉS DE FACES: Cervo Geometrizado

Rafaela Martins Kaist

O ACESSO AO ACERVO INSTITUCIONAL COMO UMA POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ESCOLAR

Adriana Duarte Leon

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FORMADOR DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFSUL, CÂMPUS PELOTAS

Maria Helena Padilha Bandeira Moraes Hernandes

O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Arita Mendes Duarte

OS CAMINHOS DE UMA PESQUISA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE

Lia Joan Nelson Pachalski

OS LIMITES E PROJEÇÕES DO TRABALHO REMOTO REALIZADO PELA MULHER DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19

Christine Moreira Morales

PERSPECTIVA DE ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA DE TURISMO E CULTURA

Letícia de Magalhães Bandeira

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/UAB NO IFSUL

Janete Otte

“POR QUE COMUNICAÇÃO VISUAL?”: FATORES MOTIVACIONAIS NA ESCOLHA DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM COMUNICAÇÃO VISUAL NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE

Jéssica Rodrigues Esteves

PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO INCLUSIVO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

Rafael BlankLeitzke

PROTÓTIPO ROVER DE BAIXO CUSTO

William Bilhalva dos Santos

RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA DE CONTABILIDADE

Alessandra Bandeira da Rosa

REVENDA FÁCIL: APLICATIVO PARA GESTÃO DE CLIENTES, VENDAS, ESTOQUE E FLUXO DE CAIXA PARA CONSULTORES DA INDÚSTRIA DO COSMÉTICO

Michele Pinto Chim

REVOLUÇÃO ESTÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE EM OPOSIÇÃO AO FETICHISMO, À ALIENAÇÃO E À IDEOLOGIA CAPITALISTA

Wagner Valente dos Passos

REVOLUCIONANDO A MEDIÇÃO DE TEMPERATURA CORPORAL: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA NÃO INVASIVO BASEADO EM INTERNET DAS COISAS (IOT)

Eduardo Amaral da Rosa

ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

TauãMilech Cabreira

ROLETA DAS PALAVRAS

Gabriel Carvalho de Carvalho

SENTIDOS PRODUZIDOS POR MULHERES PARTICIPANTES DO PROGRAMA MULHERES MIL NO IFSUL - CÂMPUS PELOTAS

Patrícia Martins Tavares

SISMD: UM SISTEMA INTELIGENTE PARA SUPERVISÃO DA MENSURAÇÃO DA DIURESE UTILIZANDO A INTERNET DAS COISAS EM DISPOSITIVOS MÉDICOS

Luana de Freitas Xavier

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE DADOS DE SENSORES DE TEMPERATURAS SEM-CONTATO

Miguel Gonçalves Machado

TRABALHO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS NO IFSUL – CÂMPUS PELOTAS

Luciane Kaster Barcellos Viveiro

TRAJETÓRIA ANALÍTICA DO ESTADO DO CONHECIMENTO (EC) DE UMA TESE DE DOUTORADO: a potência de aproximar a Metodologia do EC com os princípios da técnica da Análise Textual Discursiva (ATD)

Roberta Bermudes dos Santos Silva

TRILHAS VIRTUAIS: A TECNOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA ATRATIVA

Lucas Becker Marques

UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Lucélia Silva Wikboldt

USO DE MAQUETES PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MICROBIOLOGIA

Mário Ivan de Avila Matias