Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para vestibular de cursos técnicos e de graduação entra nos últimos dias

PROCESSO SELETIVO

Período para se inscrever vai até próxima segunda-feira (23)
publicado: 20/10/2023 11h11, última modificação: 20/10/2023 11h13

As inscrições para as mais de 800 vagas do vestibular 2024/1, para cursos técnicos de nível médio e superiores de graduação presenciais gratuitos, está em sua reta final. O prazo é até o dia 23 de outubro, próxima segunda-feira. É importante lembrar que todo o processo, desde a inscrição, que deve ser feita pela internet através da página do processo seletivo, até a matrícula é totalmente gratuito. As provas são presenciais e estão marcadas para os dias 19 de novembro (cursos superiores de graduação) e 26 de novembro (cursos técnicos de nível médio).

>>ACESSE O EDITAL

Tecnologia Em Gestão Ambiental (Noite) - 18 vagas

Tecnologia Em Saneamento Ambiental (Noite) - 18 vagas

Tecnologia Em Sistemas Para Internet (Noite) - 13 vagas

Onde buscar as informações oficiais?

As informações detalhadas sobre as fases do processo estão disponíveis nos editais, publicados na página do processo seletivo. Neste espaço serão divulgadas todas as demais informações oficiais sobre o processo. É possível ainda encontrar ali provas de processos seletivos anteriores, o que pode ajudar aqueles que buscam se preparar melhor.

Sistemas de ingresso

Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Rede Federal

O processo seletivo deste ano ocorre em um período de comemorações no instituto, com datas simbólicas para sua história. O câmpus Pelotas, completa 80 anos. Além disso, 2023 marca também os 15 anos da lei 11892/2008, que criou os institutos federais. Conectando escolas técnicas e centros federais de educação tecnológica (os CEFETs), a criação da Rede Federal é considerada a maior política pública para a educação profissionalizante da história do país. Com ela, além da interiorização do ensino profissionalizante, houve uma transformação dessas instituições em espaços que unem ensino gratuito e de qualidade, pesquisa científica e tecnológica e extensão.