Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Expectativa e ansiedade marcam o retorno de alunos do ensino técnico ao câmpus

Expectativa e ansiedade marcam o retorno de alunos do ensino técnico ao câmpus

ENSINO

Ampliação das aulas presenciais começou oficialmente na quinta-feira (17)
publicado: 18/03/2022 11h22, última modificação: 18/03/2022 11h29

Após dois anos de medo e incertezas provocados pela pandemia do novo coronavírus, aos poucos, alunos do ensino técnico começam a retomar a rotina diária de estudos nas dependências do câmpus Pelotas. Com a ampliação das aulas presenciais na quinta-feira (17), os corredores da maior unidade de ensino do IFSul ganharam mais vida e, em alguns momentos, trouxeram lembranças de um tempo em que a vida ainda não era ameaçada por uma doença letal e traiçoeira.

Para Iuri Schwartz, 21 anos, aluno do curso técnico integrado em eletrônica, o sentimento de insegurança que tomou conta no início da pandemia deu lugar ao otimismo assim que ele pisou no câmpus Pelotas pela primeira vez após um longo período de aulas remotas.

“Estava bastante ansioso para reencontrar meus professores e colegas de curso. A experiência com as APNPs (Atividades Pedagógicas não Presenciais) foi diferente, mas estava com uma expectativa muito grande para retomar as aulas práticas nos laboratórios, que antes eram feitas via simulador, no remoto”, conta o estudante , que é de Rio Grande e está no 7º semestre.

Iuri acredita que as aulas presenciais possibilitam um maior aprofundamento dos conteúdos práticos e que o nível da parte teórica desenvolvida nas APNPs era praticamente o mesmo do presencial, sem qualquer prejuízo aos alunos.

Colega de Iuri, Bruno Schubert, 18 anos, também do curso técnico integrado em eletrônica, comenta que apesar de cursar as APNPs no conforto de casa, prefere as aulas presenciais, justamente por conta das disciplinas práticas, essenciais para os cursos técnicos.

“Já estava com saudades de tudo isso aqui. Foi muito bom rever minha turma e meus professores”, comenta.

O clima de otimismo também tomou conta dos professores. Para o docente Igor da Rocha Barros, o retorno presencial na quinta-feira teve ares de primeiro dia de aula, com direito a frio na barriga e tudo.

“É muito motivador estar de volta. Estar perto dos meus alunos e senti-los, poder ajudá-los no dia a dia e contribuir para o crescimento deles, isso não tem preço” ressalta.

Saúde em primeiro lugar

A ampliação das aulas presencias no ensino técnico levou em consideração o último parecer do Centro de Operações de Emergência em Educação (COE-E) do câmpus Pelotas e o último parecer técnico do Comitê de Avaliação da Covid-19 do IFSul, ambos amparados pela Resolução nº 62/2021 do Conselho Superior do IFSul, que estabelece o plano de retorno gradual às atividades presenciais, além dos posicionamentos dos representantes estudantis e de todas as coordenadorias de cursos e áreas envolvidas na oferta dos cursos de educação básica.

Com o retorno das aulas presenciais para todos os alunos de cursos técnicos e o aumento de pessoas circulando no câmpus desde quinta-feira (17), a direção ressalta que as medidas de prevenção ao novo coronavírus continuam sendo observadas.

Conforme decisão do Conselho Superior do IFSul (Resolução nº 93/2021), é obrigatória a comprovação da integralização da vacinação contra a Covid-19 para acesso às dependências dos câmpus do IFSul, salvo contraindicação de saúde comprovada. Além disso, o uso de máscaras PFF2 nas dependências do câmpus também está sendo exigido de todos os membros da comunidade, além do respeito aos demais protocolos previstos no plano de contingência da instituição e do câmpus.