Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do câmpus Pelotas é premiado na Olimpíada Brasileira de Física

Notícias

Estudante do câmpus Pelotas é premiado na Olimpíada Brasileira de Física

MÉRITO

Bruno Fernandes, da eletrônica, recebeu menção honrosa na edição de 2020
publicado: 16/04/2021 11h55, última modificação: 16/04/2021 11h56

O aluno Bruno Fernandes, do curso técnico em eletrônica, conquistou menção honrosa na edição de 2020 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Com o resultado, o estudante de 19 anos é o primeiro do câmpus Pelotas a ser premiado na competição, considerada uma das mais difíceis do Brasil. Entre as grandes olimpíadas nacionais de exatas, a OBF era a única que ainda não contava com estudantes premiados na instituição. 

A conquista é fruto de um longo caminho de estudos e dedicação. Em anos anteriores, o estudante já havia realizado a prova, chegando até mesmo muito próximo ao prêmio. Nesse processo, os professores da física e matemática do câmpus foram fundamentais, oferecendo apoio para que Fernandes continuasse se desenvolvendo na área. 

“Fiquei muito feliz com o resultado, principalmente por causa da importância da prova e porque já havia tentado em outros anos. Daí a gente consegue ver a evolução ao longo do tempo. É um processo de longo prazo, não é o tipo de conteúdo que pode ser estudado pouco tempo antes. É preciso entender aquilo que está sendo feito e para isso é importante manter contato com a física durante o tempo”, destaca. 

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) acontece desde 1999 e traz questões que vão além do currículo escolar, exigindo grande conhecimento dos participantes. No câmpus Pelotas a ação é organizada pelos professores Luciano Luduvico, da Cinat/Física, e Julio Mohnsam, da Cinat/Matemática. Por conta da pandemia, o comitê local de aplicação do câmpus optou por realizar a prova apenas para o nível 3, que ocorreu totalmente online. Ao todo, quatro estudantes dos cursos integrados, matriculados a partir do 5º semestre, se inscreveram.