Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Discursos contra cortes orçamentários em universidades e institutos federais marcam abertura dos Jogos Intercursos 2019

Cerimônia foi realizada na tarde deste sábado (4), no câmpus Pelotas do IFSul
publicado: 04/05/2019 16h59, última modificação: 04/05/2019 16h59

Apesar de todo o colorido e do clima festivo, a abertura oficial dos Jogos Intercursos do câmpus Pelotas, neste sábado (4) à tarde, foi marcada por protestos de estudantes e discursos inflamados de gestores educacionais contra o corte de 30% no orçamento de universidades e institutos federais anunciado pelo governo federal. Com o temor de não conseguir honrar seus compromissos com custeio até o final de 2019, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, afirmou que o momento, agora, é de mobilização para mostrar a importância de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

O recado do reitor foi levado à cerimônia de abertura pela pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Gisela Loureiro Duarte. Em seu discurso, a dirigente reforçou a necessidade de que professores, técnico-administrativos e estudantes estejam unidos para lutar em defesa da educação.

“Essa redução de verbas é extremamente danosa às universidades e institutos federais. Afeta diretamente a qualidade da educação, comprometendo seriamente ensino, pesquisa e extensão”, destacou Gisela, que, no final de seu discurso, ensaiou, juntamente com os estudantes que participavam da cerimônia, o grito de guerra: “Tira a mão do meu IF”.

Diretor-geral do câmpus Pelotas, o professor Carlos Corrêa ratificou as palavras da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul e organizou as delegações dos cursos participantes dos Jogos Intercursos 2019 para uma foto “histórica”, com a bandeira do IFSul ao centro, em protesto ao corte orçamentário.

Antes de declarar aberto oficialmente o torneio, o diretor-geral parabenizou a comissão organizadora pela realização dos Jogos Intercursos e reforçou o objetivo da campanha lançada pelo câmpus Pelotas para a edição deste ano.

“Que a integração, o Fair Play, o respeito e a tolerância sejam a marca destes Jogos Intercursos. Parabéns a todos”, finalizou.

O nome dela é...

Jennifer Torchelsen. A estudante de 19 anos (comemora os 20 anos neste domingo, 5), do 8º semestre do curso técnico em eletrônica, foi a escolhida para acender a pira dos Jogos Intercursos 2019. Ao receber a notícia, dias antes, de que conduziria a tocha na abertura oficial do torneio esportivo mais tradicional do câmpus Pelotas, Jennifer confessou que se sentiu feliz e, ao mesmo tempo, surpresa com a novidade que marcará em definitivo o seu último ano de IFSul.

“É meu último ano de eletrônica, é minha despedida do câmpus Pelotas. Me sinto extremamente honrada com a oportunidade de poder fazer parte da história dos Jogos Intercursos”, disse.

A estudante vai para o seu quinto Jogos Intercursos e, nesta edição, vai competir no vôlei, futsal, basquete, arremesso de peso, tênis de mesa e na rústica.

“A minha paixão mesmo é o vôlei. Jogo desde o ensino fundamental. No entanto, minha maior conquista nos Jogos Intercursos foi um terceiro lugar no futsal, em 2018. Neste mesmo ano, também veio minha maior decepção, que foi ter de sair no meio de uma decisão de terceiro lugar no vôlei para representar meu curso no xadrez. Resultado: não ganhamos nem no vôlei e nem no xadrez”, contou Jennifer, que conheceu o namorado Matheus Lemes no curso técnico em eletrônica, e não no Tinder.

Outro destaque da cerimônia foi Isadora Oxley, aluna do curso técnico em comunicação visual, indicada este ano para fazer o juramento diante dos atletas que disputarão o torneio. Conforme os organizadores, Jennifer e Isadora foram escolhidas pelo desempenho delas no esporte, além do espírito colaborativo e excelente relacionamento com colegas e professores da instituição de ensino.

Programação

Neste sábado (4), a única modalidade em disputa foi a rústica, com percursos de três quilômetros para homens e de dois quilômetros para as mulheres. O resultado oficial será divulgado a partir de segunda-feira (6). A novidade deste ano, nesta modalidade, é que foi liberada a participação de estudantes de cursos concomitantes, subsequentes, de graduação e pós-graduação, que puderam correr representando qualquer um dos setes cursos técnicos integrados.

Os Jogos Intercursos 2019 seguem até sexta-feira, dia 10, com competições nos turnos da manhã e da tarde, em oito modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, ginástica artística, xadrez e tênis de mesa.