Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso Técnico de Edificações promove ação de Formação de Professores em BIM

Curso Técnico de Edificações promove ação de Formação de Professores em BIM

DESTAQUE

O curso busca nesse primeiro momento, possibilitar uma formação básica para os professores e se estenderá por todo o semestre
publicado: 30/03/2023 17h04, última modificação: 30/03/2023 17h04

Professores e professoras que já realizaram capacitação externa e que vêm aprofundando seus estudos estão multiplicando sua formação junto aos colegas para inserir a tecnologia BIM (Building Information Modeling, ou modelagem da informação da construção) como prática de ensino.

A tecnologia BIM vem sendo utilizada na construção civil como forma de implementar práticas colaborativas baseadas no intercâmbio de informações entre equipes envolvidas em projetos, execução e manutenção de empreendimentos. Dessa forma, a implementação do BIM nas rotinas didáticas favorecem a interdisciplinaridade curricular, oportunizando interações entre as diferentes áreas do conhecimento.

O Curso Técnico de Edificações do Câmpus Pelotas - IFSul tem ainda participado, desde agosto de 2022, da Rede de Células BIM da ANTAC, que é formada por grupos organizados de professores e alunos de várias universidades do país, envolvidos na proposição e no desenvolvimento de Planos de Implementação de BIM curricular (PIBc), o que tem impulsionado a alteração dos PPCs dos cursos visando essa implementação. Neste contexto, foi realizado um diagnóstico da permeabilidade do BIM na matriz curricular atual do Curso de Edificações, no qual a capacitação docente que está sendo realizada foi identificada como uma necessidade para viabilização da implementação curricular do BIM.

O curso se estenderá por todo o semestre buscando, nesse primeiro momento, propiciar uma formação básica para os professores, com previsão de novas edições de módulos mais avançados na sequência. Os docentes envolvidos salientam que essa também tem sido uma oportunidade de aproximação e troca entre os colegas que dominam conhecimentos de diferentes áreas, possibilitando momentos de aprendizagem coletiva.