Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas retoma planejamento de retorno gradual às atividades presenciais a partir do dia 14 de fevereiro

Notícias

Câmpus Pelotas retoma planejamento de retorno gradual às atividades presenciais a partir do dia 14 de fevereiro

Atividades acadêmicas presenciais essenciais serão liberadas a partir da próxima segunda-feira (14)

publicado: 11/02/2022 19h18, última modificação: 14/02/2022 11h44

 

A Direção-geral do Câmpus Pelotas vem informar a comunidade sobre o planejamento das atividades acadêmicas a partir da próxima semana.

 

Considerando:

a) a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª região, no dia 1º de fevereiro de 2022, que suspendeu os efeitos da liminar que obrigava o retorno presencial obrigatório das atividades de ensino dos cursos da Educação Básica, preservando a autonomia institucional para planejamento das atividades acadêmicas no atual contexto pandêmico;

b) o fim da greve sanitária das servidoras e servidores do IFSul definido na última assembleia geral do SINASEFE Seção Sindical IFSul, realizada no dia 9 de fevereiro de 2022;

c) o Sistema 3As de monitoramento do governo do estado do Rio Grande do Sul que enquadra a região Covid Pelotas (R21) no estado de alerta;

d) as Resoluções do Conselho Superior nº 62/2021 e nº 63/2021 que estabelecem o plano de retorno gradual às atividades acadêmicas e a Resolução nº 93/2021 que aprova os protocolos de segurança sanitária através do plano de contingência institucional;

informo a toda comunidade que o Câmpus Pelotas retomará seu planejamento de retorno gradual e seguro às atividades presenciais a partir do dia 14 de fevereiro de 2022.

Atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional serão retomadas, conforme planejamento das Diretorias, Departamentos e coordenadorias.

Atividades de ensino, pesquisa e extensão que dependam de acesso às dependências do câmpus serão liberadas.

Da mesma forma, atividades administrativas e de desenvolvimento institucional que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão também serão desenvolvidas de forma presencial.

Todas as atividades presenciais serão desenvolvidas em consonância com os protocolos de segurança aprovados pela instituição, respeitando os limites de ocupação dos espaços, o distanciamento entre as pessoas, a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal com ciclo de vacinação completo e o uso de máscaras de proteção.

 

FUNCIONAMENTO DAS AULAS DOS CURSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

As disciplinas com carga horária prática que dependem da infraestrutura de laboratórios e oficinas serão realizadas de forma presencial a partir do dia 14 de fevereiro de 2022, conforme o Plano de Atividades elaborado pelas coordenadorias e colegiados.

Os estudantes deverão acessar os Planos de Atividades dos Cursos, disponíveis na página do câmpus (banner Ensino) e/ou as informações disponibilizadas pelos professores no AVA Moodle para conhecerem os dias e horários das atividades presenciais, bem como o planejamento elaborado para estas disciplinas.

As demais disciplinas continuarão sendo ofertadas de forma remota com momentos síncronos e assíncronos, através dos serviços de conferência Web disponibilizados pela Instituição e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle.

A equipe diretiva do Câmpus Pelotas em conjunto com o COE-E Local e as coordenadorias de cursos e áreas continuará avaliando o cenário pandêmico visando ampliar a oferta presencial.

Relação de cursos com atividades presenciais previstas

Cursos Técnicos:

Edificações – forma integrada

Edificações – forma subsequente

Edificações - PROEJA

Eletromecânica – forma integrada

Eletromecânica – forma subsequente

Mecânica – forma concomitante

Mecânica – forma subsequente

Química – forma integrada

Química – forma subsequente

Eletrotécnica – forma integrada

Eletrotécnica – forma subsequente

Cursos Superiores de Graduação e Pós-Graduação

Engenharia Elétrica

Engenharia Química

Tecnologia em Gestão Ambiental

Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais

Os cursos que não estão na listagem acima continuarão funcionando de forma exclusivamente remota e qualquer mudança será divulgada a toda a comunidade.

 

ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DO CÂMPUS PELOTAS

- Vacinação

Conforme decisão do Conselho Superior do IFSul (Resolução nº 93/2021), será obrigatória a comprovação da INTEGRALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO contra a COVID-19 (2 doses ou dose única da vacina Janssen) para acesso às dependências dos câmpus do IFSul, salvo contraindicação de saúde comprovada ou se a oferta de vacina no município não permitir essa integralização.

Sendo assim, todos os membros da comunidade acadêmica, estudantes, servidores e demais profissionais, deverão entregar comprovante da integralização da vacina contra a COVID-19 para acesso às dependências do Câmpus Pelotas.

- Identificação Estudantil

Os estudantes deverão apresentar a identificação estudantil (carteirinha disponibilizada pelo IFSul) para acesso às dependências do câmpus.

Os estudantes que já possuem a carteirinha estudantil deverão VALIDAR a carteirinha para acesso às dependências do Câmpus Pelotas.

Estudantes ingressantes nos anos de 2020 ou 2021 que não possuem a carteirinha estudantil disponibilizada pelo IFSul deverão obter a identificação estudantil provisória junto ao Departamento de Registros Acadêmicos (DERA), até que a carteirinha seja emitida.

Da mesma forma, estudantes que não possuem mais a carteirinha estudantil deverão solicitar a segunda via no DERA, com a apresentação de boletim de ocorrência de perda ou extravio da carteirinha estudantil, para obtenção de identificação provisória até que a nova carteirinha seja emitida.

- Quando e como devo entregar o passaporte vacinal e validar minha carteirinha estudantil?

Somente os estudantes que vão cursar disciplinas presenciais a partir do dia 14 de fevereiro de 2022 devem seguir os procedimentos a seguir.

Os estudantes que terão aulas práticas deverão ir ao câmpus no horário previsto para as suas aulas práticas para:

 1) Entregar cópia do passaporte vacinal: os estudantes deverão acessar o sistema Conecte SUS do Ministério da Saúde, logar com sua conta Gov.br e emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19 na opção Meus Cartões.

2) Validar/obter a carteirinha estudantil com selo específico de acesso ao câmpus no ano de 2022, com comprovação da integralização da vacinação contra a Covid-19.

3) Entregar 2 fotos 3x4 (apenas para estudantes que ingressaram no ano de 2021).

4) Receber o primeiro conjunto de máscaras PFF2 de uso obrigatório nas dependências do câmpus.

5) Receber orientações e informações sobre as medidas de segurança contra a Covid-19.