Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas realiza encontro para apresentar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Reunião com alunos e servidores ocorre nesta segunda (24), no auditório Enilda Feistauer, às 14h
publicado: 21/06/2019 18h23, última modificação: 22/06/2019 19h24

Nesta segunda-feira (24), a Diretora de Desenvolvimento Institucional Ana Paula Nogueira e Silva estará no câmpus Pelotas para apresentar à comunidade acadêmica o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e sua importância. O encontro ocorrerá às 14h, no auditório Enilda Feistauer, onde servidores e estudantes terão a oportunidade de conhecer os valores, as diretrizes pedagógicas que orientam as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas pela instituição, nos próximos cinco anos.

Este primeiro encontro irá preceder o Fórum de Diagnóstico Institucional, no qual uma equipe multissetorial do câmpus Pelotas estará ouvindo e coletando importantes informações para a elaboração do planejamento estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024. A data para o fórum será divulgada em breve.

O Fórum de Diagnóstico Institucional já vem sendo realizado em outros câmpus do IFSul e também na Reitoria. Além de trabalhar questões relacionadas à missão e visão do instituto federal, outro importante instrumento utilizado para o planejamento estratégico é a análise SWOT (acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats, respectivamente Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Essa análise consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e o ambiente externo (oportunidades e ameaças) da instituição.

O ambiente interno é composto por todos os elementos e fatores sobre os quais a instituição pode exercer sua vontade para tentar alterá-los de alguma forma. São as particularidades que podem ser administradas pelos gestores da instituição. Esses fatores podem ser positivos ou negativos, representando, respectivamente, as forças e fraquezas da instituição.

Já o ambiente externo é representado pelos fatores sobre os quais a instituição não consegue interferir. Normalmente estão vinculadas a aspectos econômicos, políticos e sociais, locais e nacionais. São fatores que não estão sob o controle do corpo diretivo da instituição.