Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 08 de Março é para lutar

Notícias

08 de Março é para lutar

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Câmpus Pelotas celebra a força e as batalhas das mulheres que constroem a instituição
publicado: 08/03/2023 14h32, última modificação: 08/03/2023 15h43

O Dia Internacional da Mulher foi cunhado em 08 de março a partir de manifestações de trabalhadoras russas por melhores condições de vida e trabalho, as quais foram brutalmente reprimidas. Quase seis décadas após o episódio, a Organização das Nações Unidas designou o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher. Hoje, o dia celebra as conquistas políticas, econômicas e sociais de todas as mulheres.

O câmpus Pelotas trabalha arduamente para que o papel feminino não seja lembrado apenas uma vez ao ano. Apesar disso, ainda é difícil estabelecer uma igualdade de gênero em uma sociedade que ainda se prende a tantos comportamentos machistas. O papel da escola nessa luta é ouvir e agir, apoiar as mulheres para que suas necessidades sejam atendidas.

A servidora técnico-administrativa em educação, Marilvana Giacomelli, lembra que “é uma luta constante, uma busca pelo teu espaço, reconhecimento e valorização. É difícil ser ouvida e respeitada com suas ideias entre os demais. O câmpus já avançou muito, mas ainda é preciso caminhar mais.”

A instituição, como dito previamente, compra essa batalha. O diretor geral Carlos Corrêa afirma que, além de parabenizar, precisamos refletir sobre as lutas que as mulheres travam para ocupar os espaços que estão hoje. Lugares esses que por muito tempo foram negados, restringidos ao público masculino.

“O IFSul câmpus Pelotas tem grande parte da sua história pautada na dedicação das mulheres à nossa instituição. Muito do nosso sucesso se deve ao trabalho de servidoras técnicas administrativas, terceirizadas, bolsistas, estagiárias e alunas”, diz Carlos, ao agradecer as mulheres da comunidade por seus serviços prestados.

registrado em: ,