Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu
Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEdu
Código: 42033012001P3
Coordenador(a): Róger Albernaz De Araujo
Área Básica: Educação (70800006)
Área de Avaliação: Educação
Modalidade: Profissional
Modalidade de Ensino: Educação Presencial
Nota do curso de Doutorado Profissional: 4
Nota do curso de Mestrado Profissional: 4
Data de Recomendação: 14/12/2011
CURSOS:
Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia – DPET |
01/01/2021 |
EM FUNCIONAMENTO |
Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia – MPET |
01/01/2012 |
EM FUNCIONAMEN |
SÍTIO DO CURSO: http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/mpet/
PERIODICIDADE DE SELEÇÃO: Anual.
VAGAS POR SELEÇÃO: Conforme Edital.
CATÁLOGO DE CURSO: http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/240
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Os cursos de Mestrado e de Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia tem como área de concentração a Educação, uma vez que pretende desenvolver estudos focando nas mediações que se realizam para que o processo educacional seja desenvolvido, seja através de uma mediação linguística, estética, tecnológica, pedagógica, entre outras.
OBJETIVOS DOS CURSOS
- Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, proporcionando o desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação e das tecnologias educacionais, visando atender demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais da educação e da tecnologia, com o intuito de prover ações de inserção e de intervenção no contexto social.
- Articular a formação ao campo profissional da educação, conforme resolução da CAPES, no que tange os Mestrados e Doutorados Profissionais, como forma de desenvolver conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local.
- Desenvolver a capacitação profissional dos profissionais da área de educação, pelo provimento de uma articulação integrada entre a formação docente e as tecnologias educacionais, compondo propostas de pesquisas aplicadas que possam produzir a inovação e a qualificação contínua da educação básica.
PERFIL
Deseja-se formar profissionais-pesquisadores, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, com vistas à atuação no campo da educação básica, capazes de realizar intervenções em suas próprias práticas, bem como no contexto social no qual está inserido.
TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO
Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia – MPET
O curso prevê um mínimo de vinte e quatro (24) créditos que devem ser integralizados pelo aluno somando os seis (6) créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional, acrescida dos créditos referentes às disciplinas eletivas. O currículo do curso está organizado por duas (2) disciplinas obrigatórias, responsáveis por uma formação de base na área da educação; e, por um conjunto de seminários eletivos,que semestralmente são atualizados na relação direta com o estado da arte das pesquisas dos professores-pesquisadores responsáveis; as disciplinas eletivas visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação docente contemporânea. O aluno deverá cumprir a etapa de defesa de qualificação de seu projeto de pesquisa, preferencialmente, antes do início do terceiro semestre, ou seja, dentro dos primeiros doze (12) meses do curso, visto que o tempo máximo para a defesa de dissertação é de vinte e quatro (24) meses.
Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia – DPET
O curso prevê um mínimo de trinta e seis (36) créditos que devem ser integralizados pelo aluno somando os seis (6) créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional, acrescida dos créditos referentes às disciplinas eletivas. O currículo do curso está organizado por duas (2) disciplinas obrigatórias, responsáveis por uma formação de base na área da educação; e, por um conjunto de seminários eletivos,que semestralmente são atualizados na relação direta com o estado da arte das pesquisas dos professores-pesquisadores responsáveis; as disciplinas eletivas visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação docente contemporânea. O aluno deverá cumprir a etapa de defesa de qualificação de seu projeto de pesquisa, preferencialmente, antes do início do quinto semestre, ou seja, dentro dos primeiros vinte e quatro (24) meses do curso, visto que o tempo máximo para a defesa de tese é quarenta e oito (48) meses.
LINHAS DE PESQUISA / DOCENTES
LINHA 1:INSERÇÃO SOCIAL: TRABALHO, CULTURA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Enfatiza os estudos aplicados à educação básica que abarcam a dinâmica de composição dos processos sociais em três dimensões: a relação entre educação no contexto escolar e extraescolar, ou seja, o mundo do trabalho e os movimentos culturais e sociais; a relação educativa das ações coletivas e do trabalho como elementos constitutivos da cultura; e a relação das tecnologias inseridas na sociedade, e seus reflexos no mundo do trabalho, na educação básica e nos movimentos culturais.
Professor |
Interesses |
Profª. Drª. Adriana Duarte Leon http://lattes.cnpq.br/6338845236131461 |
Desenvolve estudos na área de educação, com ênfase em história da educação, ensino de história e formação docente. Líder do Grupo de Pesquisa GPHEDo – História, Educação e Docência CNPq/ IFSul. |
Prof. Drª. Clóris Maria Freire Dorow |
Desenvolve pesquisas que estão centradas na Linguística aplicada e ensino e tem como arcabouço teórico a Análise de Discurso de Michel Pêcheux. Os temas em que centraliza seu trabalho são: discurso pedagógico, discurso jurídico, discurso sobre corpo e voz, discurso sobre histórias infantis, assim como as questões de gênero. Participa do grupo de Pesquisa e Estudos do LEAD, na UFPEL. É coordenadora do grupo de pesquisa: Análise de Discurso e EnsinoCNPq/IFSul. |
Profª. Drª. Denise Silveira |
Pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de ciências e matemática, estágios, educação. Líder na UFPel do grupo de pesquisa da PUC-RS - Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas. |
Prof. Dr. Guilherme Ribeiro Rostas http://lattes.cnpq.br/3514196639632121 |
Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvam desigualdade social, educação propedêutica e ou profissional, políticas (públicas) sociais voltadas para o mundo do trabalho e ou inclusão social, bem como estudos que envolvam o currículo da educação básica, em especial a BNCC e suas últimas atualizações inclusive as que envolvem a computação e as tecnologias educacionais. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Discurso Pedagógico CNPq/ IFSul. |
Profª. Drª. Fabiana Celente Montiel |
Desenvolve pesquisa na área da Educação Física e Educação com foco na formação e atuação de docentes e demais servidores/as da Educação, a partir de pressupostos freirianos. Líder do Utopia - Grupo de Pesquisa, Estudo, Reflexões e Diálogos sobre Educação CNPq/IFSul. |
Profª. Drª. Luciane Albernaz de Araujo Freitas |
Estuda a Formação Docente, as Políticas Públicas em Educação bem como a Educação Profissional,com ênfase na tríade Educação, Trabalho e Cultura,com aporte teórico do materialismo histórico e dialético, sobretudo nos estudos gramscianos e freirianos; Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação CNPq/IFSul. |
Profª. Drª. Márcia Helena SauaiaGuimarães Rostas |
Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvem questões de gênero, feminismo, minorias sociais, Educação Popular, Educação Profissional e Tecnológica, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético. Líder do Grupo de Pesquisa Discurso Pedagógico CNPq/IFSul. |
LINHA 2:INTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIAS
Aborda a constituição de práticas pedagógicas que possam vir a intervir no território da educação, sustentando-se nos campos da filosofia, da arte e da tecnologia, partindo de um tempo-espaço específico: o presente. Interessa-se pela experiência como disparadora de processos de formação; problematiza a noção de cultura e investiga os componentes políticos e éticos nos modos de subjetivação atuais e suas formas de expressão.
Professor |
Interesses |
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Prof. Dr. Alberto d’Ávila Coelho |
Pesquisa modos de problematizar a Educação, intervindo com questões experimentadas no campo da docência, ao traçar planos de composição da arte, com atenção às práticas estéticas e poéticas disparadoras de sensações e produtoras de pensamento. Corpo e materiais articulam-se a um trabalho que envolve, preferencialmente, Artes Visuais e Filosofias da Diferença. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA/ CNPq/ IFSul. |
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Profª. Drª. Angela Dillman Nunes Bicca |
Investiga, valendo-se de Michel Foucault, diferentes processos educativos que se processam dentro e fora dos espaços acadêmicos e escolares. Líder do Grupo de Estudos em Educação e Cultura CNPq/ IFSul. |
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Profª. Drª. Bárbara Hees Garré |
Estuda sobre diferentes processos de subjetivação atrelados ao campo da educação. Atua em pesquisas que tenham aderência aos estudos foucaultianos e que possibilitem interlocuções entre o campo da filosofia, os artefatos culturais e a produção de subjetividades. Líder do GEFE (Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos em Educação) do CNPq/IFSUL e Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da FURG. |
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Profª. Cecília Oliveira Boanova |
Estuda a aplicação do design gráfico e das artes no contexto educacional, enfatizando a criatividade, a criação de materiais didáticos e as intervenções visuais no ambiente escolar. Explora as diversas formas de escrileituras na educação, considerando os processos de aprendizagem e os métodos que interferem na Educação Básica: Filosofia, Arte e Tecnologias com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras que transformam o espaço-tempo escolar. Articula a Filosofia da Diferença nas relações de invenção-criação em agenciamentos que potencializem singularidades na formação de professores. |
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Profª. Danielle Müller de Andrade |
Desenvolve estudos no campo da Educação, Educação Física e Educação Ambiental, com foco na formação de professores/as e de educadores/as ambientais, bem como nas práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da Educação Estético-Ambiental e da Educação Física em contextos escolarizados. Líder do Grupo de Pesquisa GEPTEA – GP Transdisciplinar em Educação Ambiental e pesquisadora do GP Eco-estética: Grupo Interinstitucional e Transcultural de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Estético-Ambiental. |
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Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira |
Estuda diferentes metodologias e práticas atinentes ao ensino de Matemática, com destaque para as possíveis inter-relações existentes entre ela e outras manifestações artísticas, tais como a literatura (preferencialmente), a pintura, o cinema, a confecção de mapas, etc. Suas pesquisas dialogam com a Filosofia e com referenciais pós-modernos. Líder do Grupo de Estudos em Narrativas e Educação na Pós-modernidade CNPq/ IFSul. |
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Prof. Dr. Róger Albernaz De Araujo |
Articula os referenciais da Filosofia da Diferença com a Literatura, a Tecnologia e a Educação. Utiliza o Método Maquinatório de Pesquisa como modo de experimentação de procedimentos de invenção. Tensiona maquinações no funcionamento de procedimentos didático-tradutórios de uma poética da aula e da pesquisa. Líder do Grupo Maquinações CNPq/IFSul; membro da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença Filosofia-Educação (UFRGS). |
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LINHA 3:TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO
Estuda os processos de formação docente, métodos e tecnologias educacionais. Inclui estudos acerca da inserção das tecnologias na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino básico, investigando, experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, como forma de ampliar a atuação e a inserção social das pesquisas aplicadas à educação.
Professor |
Interesses |
Profª. Drª. Cinara Ourique do Nascimento |
Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação, Educação online e utilização das Tecnologias Digitais no processo de ensino e aprendizagem. Estuda a mediação pedagógica na modalidade online e a formação de professores na era digital. Investiga o processo de conhecimento que possa responder aos desafios cotidianos da educação. Líder do Grupo de Pesquisa- Tecnologias digitais na educação e EaD GPTED/CNPq/ IFSul. |
Profª. Drª. Cristhianny Bento Barreiro |
Desenvolve pesquisas que têm como foco o desenvolvimento profissional docente e os saberes que vão constituindo suas práticas, tendo como fundamento as pesquisas (auto)biográficas e narrativas. Atualmente, tem como tema central de seus estudos a profissionalização de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. É líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação – GENE/CNPq/ IFSul. |
Prof. Dr. Glaucius Décio Duarte |
Desenvolve pesquisas envolvendo tecnologias aplicadas à geração e gestão de sistemas virtuais de aprendizagem, modelagem do conhecimento, políticas de publicações científicas, desenvolvimento de materiais didáticos e de aprendizagem. Investiga os múltiplos aspectos do mundo contemporâneo, utilização de dispositivos móveis em sala de aula e a gestão de ferramentas computacionais de ensino e aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisas em Modelagem do Conhecimento (GPMOC) |
Prof. Dr. Igor Radtke Bederode |
Desenvolve pesquisas sobre as diversas tecnologias educacionais no contexto da conectividade, mobilidade e ubiquidade, embasadas em teorias que enfocam processos de aprendizagem e de ensino, de trabalho colaborativo e de desenvolvimento cognitivo ligado à aprendizagem mediada por tecnologias, nas modalidades presencial, a distância e híbrida, bem como investiga os processos de formação docente na era tecnológica, tendo o Pensamento Complexo de Morin como fundamento teórico, epistemológico e metodológico de suas investigações. É um dos líderes do GP TEDCOM: Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. |
Prof. Dr. Jair Jonko Araujo |
Desenvolve estudos em políticas educacionais e curriculares, processos de gestão e avaliação educacional e seus desdobramentos em diferentes áreas educacionais com aporte, preferencialmente, de autores pós-estruturalistas. Participa do CEPE/UFPel (Centro de Estudos em Políticas Educativas e dos Grupos de Pesquisa Políticas Educacionais em Contexto (IFSul) e Gestão, Currículo e Políticas Educativas (UFPel). |
Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro |
Desenvolve pesquisas na área de TICs aplicadas à educação e a mediação tecnológica; estuda situações de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância, no uso da robótica educacional, de simuladores e laboratórios móveis/virtuais no contexto da conectividade, mobilidade e ubiquidade; pesquisa de design educacional: conectividade, mobilidade e ubiquidade, considerando os elementos da linguagem visual, multimídia, o potencial hipermidiático dos objetos de aprendizagem, as rotinas de produção dos materiais e o design de interação. Líder do GP TEDCOM: Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. |
Raquel Martins Fernandes raquelfernandes@ifsul.edu.brhttp://lattes.cnpq.br/5856525232992306 |
Atua na compreensão fenomenológica da educação, inclusão e diversidade com foco nas vulnerabilidades sociais, violência escolar e direitos humanos. Com ênfase na Filosofia da Educação e Direitos Humanos e o viés da pesquisa qualitativa transversal, pesquisa a intervenção educacional e políticas institucionais que atuem frente às seguintes problemáticas sociais: violação dos Direitos Humanos, violência escolar, bullying, cyberbullying, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra a mulher, transdisciplinaridade, ética e educação ambiental e interfaces com as tecnologias educacionais e digitais de informação e comunicação. |