Notícias
IFSul e UFPel firmam parceria em projeto de reforço em matemática
EXTENSÃO
Estão abertas, até 13 de junho, as inscrições para as atividades de reforço em matemática do Grupo de Apoio em Matemática (Gama) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto, coordenado pelo professor Cícero Nachtigall, existe desde 2010 e, este ano, está montando uma parceria com a coordenadoria de matemática do IFSul/ câmpus Pelotas.
São ofertadas vagas para o módulo de Funções e para o de Derivadas e Integrais, destinadas a alunos da UFPel, do IFSul e comunidade externa. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site, e os encontros ocorrerão nos dias 15, 22 e 29 de junho. Para estes próximos módulos, o projeto contará com o apoio de oito professores do IFSul.
“Será um acordo muito importante, sobretudo do ponto de vista institucional, por meio do qual estaremos aproximando professores das duas instituições de ensino", destaca o chefe do Departamento de Ensino de Graduação e Pós-graduação (DEGPG), Julio Ruzicki, que reafirma sua confiança no Gama e na importância do projeto para auxiliar estudantes que enfrentam dificuldades em matemática, principalmente aqueles que não tiverem uma boa base antes de ingressarem no IFSul.
Para o coordenador do curso de engenharia química do câmpus Pelotas, Jander Monks, bem como para a coordenadora da matemática, Bianca Capilheira, o Gama é uma importante ferramenta para diminuir a evasão dos estudantes que estão com dificuldades na aprendizagem.
"Esse projeto é extremamente importante porque pode ajudar muito nossos alunos a terem um reforço em diferentes módulos de matemática, contribuindo, assim, para a permanência e êxito, evitando a evasão", opina Monks.
Os encontros do Gama ocorrem sempre aos sábados, pela manhã ou à tarde, de acordo com o módulo, no câmpus II da UFPel, localizado na Rua Almirante Barroso, 1202. De acordo com o titular do DEGPG, existe também a possibilidade de as aulas do projeto serem ministradas nas dependências do câmpus Pelotas. Para saber mais a respeito do projeto, acesse o site.
Redação: Marcela Oliveira