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Evento online vai debater o tema “Infância, Globalização e Natureza”

RODAS DE CONVERSA

Iniciativa ocorrerá entre os dias 22 e 26 de fevereiro e será transmitida pelo canal do Observatório dos Conflitos do Extremo Sul no Youtube
publicado: 18/02/2021 01h50, última modificação: 18/02/2021 02h30

Um time renomado de professores e pesquisadores estará reunido virtualmente em um evento online que debaterá temas relacionados ao universo das crianças, à natureza e ao mundo pós-pandemia. Aberta ao público e gratuita, a atividade ocorrerá em forma de rodas de conversa, que serão transmitidas ao vivo pelo canal do Observatório dos Conflitos do Extremo Sul no Youtube, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, das 16h às 18h.

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O evento está sendo organizado pelo professor Carlos Machado, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e pelo servidor do câmpus Pelotas e pós-doutorando do PPGEA, Wagner Passos, dentro das ações propostas na disciplina intitulada “Infância, globalização e participação do grupo social das crianças”, oferecida pelo próprio programa.

O objetivo, segundo eles, é ampliar os debates acerca desta temática que ocorreram no segundo semestre de 2020, durante as aulas virtuais promovidas na disciplina.

“Com a pandemia, o distanciamento e isolamento social e a paralisação de diversas atividades presenciais, inclusive as escolares, o grupo social mais atingido foi o das crianças, que não puderam manter suas atividades de aprendizagem e o estar com seus colegas e amigos, essenciais para o  desenvolvimento social e cognitivo. Logo, uma readaptação da escola e dos professores é esperada, a fim de satisfazer a expectativa das crianças para uma educação integrativa, transformadora, que apresente um outro mundo possível, em oposição à lógica capitalista, individualista e competitiva, a partir de relações com a natureza, coletivas, cooperativas e ambientais”, explicam.

Conforme os organizadores, durante cinco dias de evento, batizado de "Infância, globalização e natureza: reflexões, pesquisas e cuidados em contexto de desigualdade e injustiças atuais e no pós-pandemia", público e especialistas terão a oportunidade de enriquecer as discussões e trazer apontamentos e contribuições, principalmente no que diz respeito à infância, sociedade, meio ambiente e educação.

O evento tem apoio do Grupo de Pesquisa Política, Natureza e Cidade;  Observatório dos Conflitos do Extremo Sul; Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – Geali/Furg; Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/Furg; Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade – Recidade; Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas (CIC) e Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 22 fevereiro (segunda):

Tema: As crianças e os animais na cidade.

Vânia Alves Martins Chaigar, professora do Instituto de Educação/PPGEDU, grupo Recidade;

Andriara Nunes Nunes, professora da rede estadual e municipal (anos iniciais) e mestranda em educação PPGEDU/Furg.

 

Dia 23 fevereiro (terça)

Tema: Crianças, Direitos Humanos e Natureza: unidos e relacionados.

Maria José Araújo, Phd Education Professor at the College of Education in the Polytechnic Institute in Porto, Portugal.

Hugo Monteiro, Instituto Politécnico do Porto, Portugal; professor adjunto (Ciências da Educação).

 

Dia 24 fevereiro (quarta)

Tema: Educação Infantil na Nova Zelândia: algumas impressões a partir da experiência de pós-doutorado.

Gabriela Medeiros Nogueira, Professora da Furg/IE/PPGEDU.

Tema: As Infâncias da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande) e a Educação Ambiental.

Gabrielle Lopes das Neves, mestra em Educação Ambiental, especialista em Educação Infantil (UFPel), professora municipal em Rio Grande, Grupo de Estudo e Pesquisas Ecoinfâncias.

 

Dia 25 fevereiro (quinta)

Tema: A escola rural, a educação ambiental e as crianças.

Solana González Pensado, professora Universidad de La República/Udelar/ONG Julana, Uruguay;

Tema: Articulações possíveis entre Educação Ambiental, filosofia e alfabetização

Lorena Santos, professora alfabetizadora e EJA rede municipal, doutoranda no PPGEA/Furg.

 

Dia 26 fevereiro (sexta)

Tema: Contribuições teórico-metodológicas nos percursos investigativos com bebês e crianças.

Ana Cristina Coll Delgado, professora aposentada da UFPel. PPGEd Unoesc; Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas (CIC).

Carolina Machado Castelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul); Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas (CIC).