Notícias
Câmpus Pelotas inova e apresenta estande repaginado na Fenadoce 2019
EVENTO
Para marcar sua participação em mais uma Feira Nacional do Doce (Fenadoce), o câmpus Pelotas do IFSul trouxe para o evento deste ano um estande repaginado, muito diferente daqueles exibidos em edições anteriores. Segundo os organizadores, a proposta para o espaço de 36 metros quadrados é conectar sociedade, natureza e tecnologia em um só lugar, com um forte apelo visual realçado por meio de canhões de luz, projeções e apresentação de projetos desenvolvidos na instituição.
Concebido pelo artista gráfico e servidor do câmpus Pelotas, Wagner Passos, o projeto utiliza painéis na cor preta em toda a extensão do estande. Neles, foi grafitado um imenso circuito, em tons de verde e prata, similar aos encontrados em placas de computador, justamente para dar a ideia de conexão entre as duas extremidades do estande. Estes circuitos lembram uma árvore na horizontal, e a explicação tem a ver com o conceito criado para o espaço.
“De um lado do estande, exploramos a natureza, com plantas e uma projeção holográfica, batizada de ´Viaje pela mata`; do outro, a questão tecnológica, apresentando projetos elaborados por professores e alunos do câmpus Pelotas”, explica Passos.
Ao longo dos 19 dias de Fenadoce, serão apresentados no estande do câmpus Pelotas mais de 30 projetos de diferentes cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. A intenção é expor à sociedade tudo o que é produzido no instituto federal, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Projeções de fotos em uma linha do tempo, contando a história do câmpus, completam o cenário pensado exclusivamente para o evento de 2019.
“Nosso estande possui uma área de circulação bastante convidativa. Queremos que os visitantes da Fenadoce entrem, conheçam o nosso espaço no evento e se encantem com a instituição e com a forma que ela atua para transformar a vida das pessoas”, destaca Passos.
A participação do câmpus Pelotas do IFSul na Fenadoce 2019 está sob a coordenação da Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex) da unidade, por meio de suas coordenadorias de Atividades Culturais (Coac) e de Eventos (Coeve).
Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, a Fenadoce começou na última quarta-feira (5) e vai até 23 de junho. Até o encerramento, a expectativa da entidade lojista é receber mais de 200 mil visitantes e comercializar cerca de 2 milhões de unidades de doces.
Um mergulho na mata
Também concebida por Wagner Passos, a projeção holográfica “Viaje pela mata” reúne uma série de imagens e grafismos Huni Kuin e de outros povos originários. Será realizada sobre os painéis do estande, acompanhada de sons e aromas da floresta, na tentativa de reproduzir a arte indígena e sua relação com a natureza. As plantas que tornam o ambiente ainda mais sugestivo foram cedidas pelo câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) do IFSul.
“Viaje pela mata” surgiu para dar ênfase à exposição fotográfica "Água de Beber para a Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin", que também estará presente no estande do câmpus Pelotas do IFSul na Fenadoce. Ela é fruto do projeto de extensão coordenado pelo professor do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do câmpus, Charles Huber.
O trabalho começou a ser desenvolvido na metade de 2018, tendo como objetivo principal buscar a melhoria da água consumida pelos indígenas da aldeia Altamira, no município do Jordão, no Acre, contribuindo para diminuição de doenças provenientes da água. Além disso, a ação extensionista visa colaborar para a preservação e continuidade da cultura e do povo Huni Kuin.