Notícias
Estudantes do projeto de ensino "Conexões Sociológicas" têm trabalhos de pesquisa selecionados para participação no Salão Universitário da UCPel
Os estudantes João Vitor da Cruz Bitencurt, João Pedro os Santos Lopes, Luiz Eduardo da Silveira Peres, Mariana Bichet Luz, Emely Mirapalheta Silveira, Clara Schiavon Rodrigues, Ana Cavalheiro Garcia, Victor da Silva Rodrigues, Natália Kunde Vilela, Gabriela Acosta dos Santos, Alice da Silva Félix, Alice Santana Vieira Chagas, Raquel Farinha Gonçalves, Antonella Ebersol e Cléo José de Freitas Neto, dos cursos integrados de nível médio de Design Gráfico, Edificações Química tiveram seus trabalhos de pesquisa selecionados para participação no Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que ocorrerá de 26 a 30 de agosto de 2024.
O evento tem como proposta discutir o papel da universidade na superação das iniquidades, buscando fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão e valorizar o conhecimento a partir da integração entre estudantes e profissionais de várias áreas e níveis de educação.
Os trabalhos de pesquisa dos estudantes do IFSUL, selecionados para o evento, abordam: a história da arte urbana através do graffiti e dos grafiteiros; as discussões sobre o modo de viver na terra, problematizando questões ambientais, sociais e econômicas; a valorização do cinema brasileiro na escola; oficina de escrita para jovens mulheres do terceiro mundo e a educação midiática como meio de combate à desinformação sobre gênero e sexualidade.
Os trabalhos são orientados pelas professoras de Sociologia: Alexandra Garcia Mascarenhas e Livian Lino Netto, com a colaboração da pesquisadora Isadora Ebersol. Os estudos fazem parte do Projeto de Ensino “Conexões Sociológicas” desenvolvido pelos professores de Sociologia do Campus Pelotas: Alexandra Garcia Mascarenhas,
Dirnei Bonow e Livian Lino Netto, que tem por objetivo discutir temas contemporâneos da sociedade a partir dos conhecimentos sociológicos, incentivando a iniciação e escrita científica dos estudantes do ensino médio no campo das ciências humanas.