Você está aqui: Página Inicial > Projeto de Computação vence o Selo de Inovação da SBC 2024

Notícias

Projeto de Computação vence o Selo de Inovação da SBC 2024

A aplicação ORBIO, voltada ao controle biológico de pragas na agricultura, é desenvolvida em parceria de pesquisa do IFSul e do IFFar com a Embrapa Instrumentação e a empresa Birdview
publicado: 24/07/2024 08h24, última modificação: 24/07/2024 08h27

 O projeto intitulado ORBIO: Otimização e Gestão de Missões com Veículos Aéreos Não Tripulados para Dispersão de Agentes no Controle Biológico de Pragas foi o grande vencedor do Selo de Inovação da SBC deste ano! O concurso anual é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Ecossistema Brasileiro de Startups, e premia projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, o mestrado ou o doutorado que propõem soluções potencialmente inovadoras. Na primeira fase do concurso, 25 trabalhos foram submetidos e apenas cinco projetos foram selecionados para a segunda fase, que consistia na apresentação dos projetos em formato de pitch durante o COMPUTEC, evento base do 44° Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Nesta etapa, os três melhores projetos foram premiados com o Selo de Inovação SBC, com o projeto ORBIO ficando em primeiro lugar.

 

O projeto consiste em uma aplicação web integrada que possibilita o gerenciamento de missões de dispersão de agentes biológicos em áreas agrícolas e a automatização do planejamento de rotas de cobertura com drones para este tipo de missão. O trabalho é fruto de uma parceria de pesquisa entre os professores Tauã Milech Cabreira do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul Campus Pelotas) e Bruno Siqueira da Silva do Instituto Federal Farroupilha (IFFar Campus São Borja), que também é Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a Embrapa Instrumentação de São Carlos/SP e a empresa BirdView Drone Bio Control. Participam ainda do projeto o estudante Marcelo de Souza Moreira, do curso de Licenciatura em Computação do IFSul - Campus Pelotas, e o professor Paulo Roberto Ferreira Junior da UFPel. 

 

O projeto também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tendo concluído recentemente a etapa de PIPE I do órgão de fomento. Atualmente, o projeto encontra-se em estágio de proposição/aprovação para a etapa de PIPE II.

 

Conheça a equipe do projeto:

  • Tauã Milech Cabreira - Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul Campus Pelotas)
  • Bruno Siqueira da Silva - Doutorando em Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR Campus São Borja)
  • Marcelo de Souza Moreira - Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul Campus Pelotas)
  • Paulo Roberto Ferreira Junior - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Lúcio André de Castro Jorge - EMBRAPA Instrumentação
  • Nicholas Rodwell Matias - BirdView Drone Bio Control
  • Ricardo Antônio de Oliveira Machado - BirdView Drone Bio Control
registrado em: , , ,