Notícias
Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas terá provas em Pelotas
COMPETIÇÃO
Estudantes do câmpus Pelotas terão pela frente mais uma competição para testar seus conhecimentos. No dia 24 de agosto, serão aplicadas as provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2017. Para participar, os alunos matriculados na maior unidade do IFSul deverão enviar e-mail confirmando o interesse para juliomohnsam@pelotas.ifsul.edu.br até o dia 20 de agosto.
Única escola da cidade credenciada à OBFEP 2017, o câmpus Pelotas aplicará as provas da 1ª fase no miniauditório 1, em dois turnos – das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min -, para que os alunos participantes não precisem faltar às aulas. Os professores Julio César Mohnsam, de Matemática, e Aires Moreira, de Física, serão os responsáveis pela aplicação no câmpus.
Os estudantes do câmpus inscritos participarão no nível B, que reúne competidores do ensino médio. Em função das diferenças de grades curriculares nas diversas unidades da federação, as provas deste nível terão 20 questões, das quais o candidato escolherá 15 para responder de acordo com as instruções específicas contidas no caderno de provas. O conteúdo dos testes contemplará mecânica clássica, termofísica e óptica geométrica.
Conforme o calendário da OBFEP, o gabarito da 1ª fase será divulgado até 28 de agosto. Já a relação com os classificados para a 2ª fase sairá no dia 5 de setembro, e a aplicação de provas desta etapa ocorrerá em 21 de outubro.
Premiação
Serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados, a alunos, professores e escolas que se destacarem na competição, segundo critérios estabelecidos no regulamento oficial. A premiação ocorrerá tanto em nível nacional como estadual. O resultado final será divulgado até 18 de fevereiro de 2018.
Realizada nacionalmente desde 2012, a OBFEP é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.