Notícias
Mistura de culturas compõe exposição “Quebrando os Muros do Trump”
CULTURA
Na semana em que se comemora o Dia dos Mortos (2 de novembro) no México e em alguns países da América Central e o Halloween dos Estados Unidos (31 de outubro), o saguão do câmpus recebeu um colorido carregado da mistura da cultura latina com a norte americana. Diversas máscaras de caveiras mexicanas, pintadas pelos estudantes da disciplina optativa de espanhol, assim como cartazes alusivos ao Halloween, compuseram a exposição batizada de “Quebrando os Muros do Trump”.
A exposição das máscaras mexicanas é uma extensão da proposta de aula das professoras Lena Fuão e Vivian Cardoso, que propuseram, além da confecção das máscaras, a leitura e interpretação do texto “El dia de lós muertos”, também em exposição.
Já nas aulas de inglês, as professoras Camila Oppelt e Lydia Tessmann trabalharam a temática da festa americana e criaram os cartazes com os símbolos do Halloween, o que resultou na ideia de “Quebrando os Muros do Trump”.
“Estamos misturando justamente o que os Estados Unidos quer separar”, justifica a professora Lena Fuão, fazendo referência ao projeto do governo americano para isolar os Estados Unidos do México.
A professora de espanhol afirma que estão sendo estudados alguns projetos para o próximo semestre. Além do curso de extensão que se pretende ofertar para os servidores, a Coordenadoria de Linguagens (Colinc) está preparando uma feira, onde os alunos serão divididos em grupos que representarão os países de língua espanhola e sua cultura.
Dia dos mortos
O Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, sendo uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As comemorações acontecem entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.
Halloween
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.
As crianças também participam da festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”, a fim de ganharem guloseimas.
No Brasil, a comemoração do Halloween é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram a data, sendo essa, uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.