Notícias
Câmpus Pelotas terá 55 alunos disputando a 2ª fase da Obmep 2017
MATEMÁTICA
O câmpus Pelotas vem confirmando a sua tradição de bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na edição deste ano, a maior unidade do IFSul contará com 55 alunos (nível 3) na 2ª fase da competição, marcada para as 14h30min do dia 16 de setembro. Outra boa notícia é que os estudantes classificados de Pelotas não precisarão ir até outras cidades para realizar a prova, já que o câmpus está confirmado como um dos centros de aplicação.
A prova da 2ª fase é discursiva, composta por seis questões valendo até 20 pontos cada, totalizando 120 pontos. O tempo máximo para a realização dos testes é de três horas. Os selecionados deverão comparecer ao local de prova portando documento de identificação original (com foto).
Na edição deste ano, a Obmep bateu um novo recorde de escolas inscritas: 51.373. Pela primeira vez, a maior competição estudantil do mundo conta também com alunos de colégios particulares.
No ano passado, o câmpus Pelotas conquistou uma medalha de prata, com Marco Pietro Correa Botelho (Química), uma de bronze, com Joshua Zambrano (Edificações), e mais nove menções honrosas com alunos de quatro cursos técnicos diferentes.
Para 2017, a expectativa é a melhor possível, segundo o professor Júlio Mohnsam, responsável pela preparação dos alunos no câmpus Pelotas. Tamanha confiança, de acordo com o docente, vem do fato de que o câmpus, além de ter um esquema bem montado para a preparação de seus estudantes, é a única unidade de um instituto federal gaúcho a fazer parte dos Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti) para competições de matemática.
“Através do câmpus Pelotas, o IFSul está preparando estudantes que queiram participar em alto nível de importantes eventos da área, como a Obmep e a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática)”, ressalta o professor.
Premiação
A Obmep vai continuar a distribuir o mesmo número de medalhas a alunos de escolas públicas (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas) que nas edições anteriores, e também premiará estudantes de escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).
Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem como objetivo estimular o estudo da matemática no Brasil; identificar jovens talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
ALUNOS DO CÂMPUS PELOTAS CLASSIFICADOS PARA A 2ª FASE
Data e horário: Sábado, 16 de setembro, 14h30min (horário de Brasília)