Notícias
Câmpus Pelotas inagura exposição fotográfica “Hermegenildo, un Balneario Surrealista”
EVENTO
No dia 15 de Setembro, integrando as comemorações de 79 anos do IFSul Câmpus Pelotas, aconteceu a abertura da exposição fotográfica "Hermenegildo, un balneario surrealista", uma composição poética feita pelo ativista cultural Geraldo Moraes. Durante a abertura da exposição, o professor Marco Fragoso apresentou o Sarau Poético e também, ocorreu a Feira Bem da Terra.
Em entrevista com o coordenador da Coordenadoria de Atividades Culturais (COAC), Wagner Passos conta que a exposição foi uma forma dos servidores e amigos do Geraldo de retribuir as fotos que ele encaminhava para eles durante os dois anos e meio de pandemia. As fotos eram do nascer e por do sol, objetos que encontrava na beira da praia, animais marinhos e etc, fazendo com que os colegas conhecessem a paisagem pouco a pouco.
Geraldo queria fugir um pouco do caos da pandemia, e quando sua esposa conseguiu um trabalho, eles decidiram se mudar para a praia do Hermena, também conhecido como paraíso dos mergulhões. E com isso, Geraldo usava seu tempo livre para explorar o lugar criando um grande acervo que foi transformado em uma composição. A exposição começa no leste do saguão do campus com fotos do nascer do sol e termina a oeste com fotos do por do sol. As fotos estão divididas em setores, mostrando a parte urbana do balneário do Hermenegildo, as névoas e as ressacas, bóias náuticas que se soltaram, animais, conchas e o lixo de navios cargueiros que navegam pela costa.
O artista
Geraldo Souza Moraes é auxiliar em administração do IFSul Câmpus Pelotas, atuando na Coordenadoria de Produção e Editoração Gráfica - COPEG. Iniciou sua carreira na área de processamento de dados, vindo a trabalhar posteriormente na produção gráfica. É bacharel em gestão pública e pós-graduado em mídias na educação. Também atua como ativista cultural do coletivo RádioCom, compartilhando com a comunidade escolar a dimensão paralela da Praia do Hermenegildo, tão distante, mas também, tão perto de todos.