Educação
OBJETIVO GERAL
Propiciar a capacitação e/ou atualização dos profissionais da educação, através do estabelecimento de um fórum constante de debate que possa contemplar análises e reflexões acerca do papel exercido pela educação na relação complexa com as diversas formas de apresentação da realidade que se apresenta, buscando na heterogeneidade dessas relações a criação de outros/novos modos de pensar e fazer educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Produzir uma multiplicidade de olhares sobre vários campos da educação, constituindo uma relação de descobertas possíveis na composição destes processos
- Fomentar a constituição de núcleos temáticos, espaços em potencial para o desenvolvimento da cultura de pesquisa em educação no IFSul
- Criar um espaço-tempo para experimentação de perspectivas de ensino-aprendizagem que movimentem abordagens interdisciplinares contemporâneas de ensino e pesquisa
- Aproximar da vivência educacional os acontecimentos que se produzem na contemporaneidade, envolvendo as questões prementes que constituem a vida por iniciativas criadoras e inovadoras que produzam transformações não só na educação, mas também, na própria contemporaneidade
PÚBLICO-ALVO: Profissionais com interesse na área de educação, com diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.
LINHAS DE PESQUISA
Linha 1 - Educação, Arte e Filosofia
Possibilidades para um aprender na relação com a contemporaneidade, buscando aproximações com a educação, a arte e a filosofia, potencializando a criatividade e/a produção de novos/outros saberes.
Alberto d’Avila Coelho |
Pós-doutorado em Educação (UFRGS) Doutorado em Artes Visuais (História, teoria e crítica de arte) (UFRGS) Mestrado em Artes Visuais (História, teoria e crítica de arte) (UFRGS) Especialização em Arte-educação (UFPEL) Licenciatura em Educação Artística – Artes Plásticas (UFPEL) |
Interessa-se por pesquisas cujas temáticas podem envolver formação de professores, arte contemporânea, filosofias da diferença, problematizando questões em torno da experiência, da imagem e da tecnologia digital. |
Ana Paula Margarites* |
Doutorado em Educação (UFPel) – em andamento Mestrado em Educação (UFPel) Graduação em Artes Visuais - Habilitação em Design Gráfico (UFPel) |
Relações entre Arte, Design e Educação, Estudos Culturais, Filosofia da Diferença, Tecnologias e Sites de Redes Sociais na Educação. |
Ângela Dillmann Nunes Bicca |
Doutorado em Educação (UFRGS) |
Estudos Culturais em Educação - análise de artefatos culturais, pedagogias culturais, estudos de gênero, discursos educacionais. |
Jaqueline Thies da Cruz Koschier* |
Doutorado em Educação (UFPel) – em andamento Mestrado em Letras (FURG). |
Literatura, Formação de leitores, Práticas de ensino de Literatura |
Róger Albernaz De Araujo |
Pós-Doutorado em Educação (UFRGS) Doutorado em Educação (UFRGS) Tecnologia em Processamento de Dados (UCPel) |
Estudos e Interlocuções com o pensamento: diferença, subjetivação e processos de criação articulados com educação e tecnologia. |
Sandra Corrêa Vieira |
Mestrado em Educação (UFPel) |
Currículo - Práticas curriculares, processos de subjetivação e educação; Ensino da Arte, processos de criação e tecnologias; Cidade e contemporaneidade; Práticas em Educação Patrimonial; |
Tereza Cristina Barbosa Duarte |
Mestrado em Design, Educação e Inovação (Uniritter) Especialização em Gráfica Digital (UFPel) Licenciatura em Artes Visuais (UFPel) |
Arte Arte e Educação Artes Visuais Desenho Ensino e aprendizagem Design Relações Étnico-raciais |
Linha 2 - Ensino e Formação de Professores
A linha propõe processo reflexivo contínuo sobre a formação de professores, os processos de ensino aprendizagem e a organização curricular, atentando para as suas implicações na prática de sala de aula, na escola bem como em outros espaços educativos. As temáticas mais recorrentemente abordadas abrangem o currículo escolar, metodologias de ensino, pedagogias culturais, gênero e sexualidade, raça e etnia e práticas discursivas.
Bianca Herreira Capilheira |
Mestrado em ensino de matemática (UFRGS) Especialização em Educação (UFPel) Licenciatura em Matemática (UFPel) |
Processos de ensino e aprendizagem. Práticas docentes. Formação de professores. |
Cecilia Oliveira Boanova* |
Doutorado em Educação (UFPel) – em andamento Mestrado em Educação (UFPel) Especialista em Gráfica Digital (UFPel) Licenciatura em Artes – Habilitação em Desenho e Computação Gráfica (UFPel) |
Educação, aprendizagem, ensino, filosofias da diferença, criação, arte, design. |
Cláudia Rosana Costa Caldeira |
Mestrado em Ensino de Matemática (UFRGS) Especialização em Matemática Pura (UFPel) Licenciatura em Matemática (FURG) |
Metodologias para o ensino de Matemática Práticas docentes. Avaliação em larga escala Formação de professores. |
Henrique Kosby Corrêa |
Doutorado em Qualidade Ambiental (FEEVALE) Mestrado em ensino de Ciências Exatas (UNIVATES) Licenciatura em Matemática (UFPel) |
Processos de ensino e aprendizagem. Formação de Professores Interdisciplinaridade |
Guilherme Ribeiro Rostas |
Doutorado em Política Social – em andamento Mestrado em Educação Especialização em Avaliação Educacional Licenciatura em Pedagogia – Habilitação em Administração Escolar |
Currículo Mundo do Trabalho e a ação docente Educação Profissional e atuação docente. |
Jenice Tasqueto de Mello |
Doutorado em Linguagem (UCPel) Mestrado em Educação (UFPel) Especialização em Biologia Geral (UNIJUI) Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas (UNIJUI) |
Problematizações em torno de Formação de Professores; Sexualidade, Corpo, Gênero - atravessamentos no currículo e na escola... |
Leomar da Costa Eslabão |
Doutorado em Educação (UFPel) Mestrado em Educação (UFPel) |
Políticas educacionais, currículo, trabalho docente e saúde docente |
Lupi Scheer dos Santos |
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFPel) Especialização em Matemática e Linguagens (UFPel) Licenciatura em Matemática (UFPel) |
Metodologias para o Ensino de Matemática Formação de Professores |
Rafael Otto Coelho* |
Doutorado em Física (UFPel) – em andamento Mestrado em Educação (UFPel) Licenciatura em Física (UFPel) |
Educação, avaliação, ensino-aprendizagem, informática e hardware. |
Silvana Letícia Pires Iahnke |
Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG) Mestrado em Modelagem Computacional (FURG) |
Teorias de Aprendizagem Aprendizagem Móvel Redes Sociais na Educação Tecnologias na Educação |
Vinicius Carvalho Beck |
Doutorado em Educação em Ciências (FURG) – em andamento |
Aprendizagem. Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Ciências. Tecnologias Educacionais. |
Linha 3 - Conhecimento, Educação e Tecnologia
A educação, a arte, a ciência e a Tecnologia em face da História da Ciência e seus episódios significativos, objetivando desenvolver a capacidade de refletir e discutir sobre as diversas construções de conhecimento através do tempo.
Alexandre Vergínio Assunção |
Doutorado em Educação (UFPel) |
Estudos sobre o Imaginário. Narrativas e História de Vida Conhecimento e Educação |
Cinara Ourique do Nascimento |
Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG) Mestrado em Administração (UFSM) Especialização em Gestão (UFSM) Bacharelado em Ciências Econômicas (UFSM) |
Educação a Distância, Metodologias e Tecnologias aplicadas à Educação, Ambiente de aprendizagem on-line. Gestão Educacional. |
Dirnei Bonow |
Doutorado em Educação (UFPel) Mestrado em Educação (UFPel) Especialização em PROEJA (UFPel/IFSul) Licenciatura Plena em Ciências Sociais (UFRJ) Licenciatura Plena em Educação Física (UFPel) |
Sociologia da Educação; Democracia e Educação; Trabalho e Educação; Educação, Desigualdade e Diferença; Políticas Educacionais; Currículo; Políticas Sociais; Precarização do trabalho docente. |
Luis Otoni Meireles Ribeiro |
Pós-doutorado em Educação (UFSC) Doutorado em Informática na Educação (UFRGS) Mestrado em Tecnologia (UTFPR) Especialização em Educação Continuada e a Distância (UNB) Especialização em Controle de Processos (CEFET-MG) |
Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação, simuladores, jogos digitais e educação a distância com ênfase na educação científica e tecnológica |
Luis Paulo Basgalupe Moreira |
Doutorado Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA) – em andamento Mestrado em Ensino de Física (UFRGS) Licenciatura em Ciências - habilitação em física (UCPel) |
Investigação de evolução conceitual com o uso de simulações e Modelagem Computacional, Comparação entre ferramentas culturais e hiperculturais. Novos referenciais teóricos em TI e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula. |
Mara Sirlei Lemos Peres |
Pós-doutorado em Filosofia (PUCRS) Doutorado em Ciências: Integração Regional (UFPel) Mestrado em Educação (PUCRS) Especialização em Orientação Educacional (UCPel) Especialização em Mídias na Educação (IFSul/Pelotas) Licenciatura em Filosofia (UCPel) Licenciatura em Pedagogia- Habilitação em Orientação Educacional (UCPel) Licenciatura em Pedagogia- Habilitação em Administração Escolar (UCPel) Licenciatura em Pedagogia- Habilitação em Supervisão Pedagógica (UCPel) |
Educação profissional: Trabalho, Ciência e Tecnologia. Interdisciplinaridade e práticas circulares. Antropologias e redes culturais. |
Marco Antônio Simões de Souza |
Doutorado em Educação Ambiental (FURG) Mestrado em Educação Ambiental (FURG) Licenciado em Eletrônica (CEFET-PR) |
Educação Ambiental Formação de Professores Autores: Edgar Morin, Zygmunt Bauman |
Rogério Ramos Weymar |
Mestrado em Educação (UFPEL) Especialização em Mídias na Educação (IFSul) Especialização em Psicopedagogia (Facvest) Graduado em Webdesign e Programação (Unisul) |
Tecnologias Digitais na Educação, Neurociência aplicada a Educação. |
* Professores em licença para capacitação
COORDENAÇÃO: Prof. Me. Lupi Scheer dos Santos
CONTATO: cpgedu.ifsul@gmail.com.
CATÁLOGO DO CURSO
http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/103