Você está aqui: Página Inicial > Testes de nivelamento de turmas para o ensino de inglês ocorrerão em dezembro

Testes de nivelamento de turmas para o ensino de inglês ocorrerão em dezembro

IDIOMA

Provas online estarão disponíveis no AVA Moodle, das 7h30min às 23h
publicado: 12/11/2021 18h06, última modificação: 12/11/2021 18h06

Os testes de nivelamento de turmas para o ensino de inglês no câmpus Pelotas ganharão uma segunda edição este ano. Conforme a comissão de professores que lecionam o idioma na unidade de ensino, as provas, online e gratuitas, serão realizadas em meados de dezembro e estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, das 7h30min às 23h.

Colocada em prática em 2020, a metodologia tem como objetivo reagrupar em turmas alunos de cursos técnicos e da graduação, conforme o nível de conhecimento da língua inglesa. Este ano, a novidade é que os testes poderão ser realizados em duas datas pré-definidas, que serão conhecidas até o dia 23 de novembro, e o estudante poderá escolher uma delas.

Serão quatro tipos de testes, em ordem crescente de complexidade, que irão indicar o nível de conhecimento do estudante. Cada um terá um total de 15 questões de múltipla escolha e duração máxima de 45 minutos. Quem obtiver 85% de aproveitamento em um determinado teste avança para o próximo.

Para realizar a prova de nivelamento, o aluno deverá entrar no Moodle, utilizando sua senha de acesso. Uma vez no sistema, encontrará a prova no curso de inglês disponível na lista de cursos do AVA Moodle. É muito importante que o estudante leia com atenção, ao acessar o curso Placement 2nd Edition (one, two, three ou four) no Moodle, as instruções que antecedem a realização do teste. A ordem dos conteúdos e o aumento na complexidade linguística acompanham a evolução com que os testes são apresentados e trabalhados no material e-Tec Idiomas, em cada um dos níveis.

Ao optar por fazer o teste, o aluno iniciará a prova a partir do nível correspondente ao semestre em que estava matriculado na disciplina de língua inglesa e poderá avançar para a próxima etapa ou não, de acordo com o resultado obtido e apresentado ao final de cada fase do teste de nivelamento.

Um estudante do 4º semestre do curso integrado, por exemplo, que iniciaria seus estudos no Inglês 1, poderá fazer até quatro testes, se atingir, em cada um, o percentual mínimo para aprovação. Já um aluno do 5º semestre poderá fazer os testes correspondentes ao Inglês 2, 3 e 4, e assim por diante. Para os estudantes de cursos técnicos concomitantes e subsequentes e de graduação, segue a mesma lógica. Quem não quiser fazer será automaticamente matriculado no semestre correspondente à sua matrícula na disciplina.

Rendimento

Os aprovados no teste 4 terão a possibilidade de dar continuidade ao estudo de inglês em uma turma de conversação. As vagas serão limitadas, e as informações sobre inscrições serão divulgadas nas mídias oficiais do câmpus Pelotas.

Atendimento

Antes da aplicação dos testes, em caso de dúvidas sobre a prova ou a nova metodologia, entre em contato pelo e-mail centrodelinguas@pelotas.ifsul.edu.br.

Mas se, no dia da prova, a dúvida for relativa a problemas de acesso ao Moodle, procure a central de atendimento virtual do câmpus, em especial os bolsistas, através do grupo de WhatsApp disponível no link https://chat.whatsapp.com/Fm7ZJjEl17j1tS7IaSObPy