ilerigelbrankara escort
Brasil Brasil
Página Inicial

Coleta seletiva no IFSul transforma resíduos em renda

Em apenas seis meses, entre julho e dezembro do ano passado, 7,4 toneladas de resíduos produzidos dentro do campus Pelotas do IFSul passaram de potenciais contaminadores ambientais a alternativa de renda para famílias pelotenses.  O projeto Coleta Seletiva Solidária, executado pelo Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (Nugai), promove a separação do lixo e encaminha plásticos, metais, vidros e papeis para associações de reciclagem do município. Nesta quinta-feira (04) ocorreu mais uma etapa deste processo, com atividade voltada à conscientização dos alunos sobre a importância do depósito dos resíduos nas lixeiras corretas.

 

Os integrantes do Rastro Selvagem, projeto de extensão e empresa integrada da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que emprega a mídia e a arte como ferramentas de educação ambiental, apresentou o vídeo Meu Lixo, Seu Lixo. Produzido pelo grupo, ele mostra como ocorre o processo de destinação dos resíduos do IFSul, e busca incentivar o corpo acadêmico a descartar corretamente os detritos.

O estudante de Química, André Lopes, conta que segue estas premissas nos corredores do IFSul, porque sabe que os resíduos serão realmente encaminhados. "Aprendemos no segundo semestre do curso como fazer a separação, e desde então sempre presto atenção para colocar na lixeira certa", relata.

Segundo levantamento citado pelo Rastro Selvagem, a produção de resíduos no Brasil atinge a média de 321 quilos por ano, e a coleta seletiva é o caminho para se promover a gestão ambiental e se reduzir os danos provocados por estes materiais. "Promover a educação ambiental está entre as responsabilidades dos educandários que buscam formar cidadãos, e dar destinação correta aos resíduos é atitude básica para fundamentar este processo", avalia o diretor-geral do campus, José Carlos Pereira Nogueria.

Além da conscientização do corpo acadêmico, a professora e integrante do Nugai Luciana Rocha explica que a próxima meta é expandir a coleta seletiva, hoje implementada em todas as áreas comuns e em parte dos setores e das salas de aula. Além de atingir a totalidade do campus, o Nugai pretende promover a segregação também dos resíduos específicos dos cursos técnicos. "Sabemos que este é um processo de médio e longo prazo, mas já é visível como este trabalho de formiguinha, ao final, pode apresentar resultados grandiosos", diz Luciana.

Concurso fotográfico

Entre as iniciativas que buscam conscientizar e envolver os alunos no processo de separação dos resíduos, o Rastro Selvagem, em parceria com o Nugai, está promovendo o concurso fotográfico "De Olho no Lixo", que vai premiar a melhor fotografia dentro da temática Destinação dos Resíduos em Pelotas e região. Para realizar a inscrição e acessar o regulamento, os interessados devem fazer contato através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , até o dia 30 de maio.