Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vice nos Jepel, futsal masculino mira agora classificação para os JIFs 2018

Vice nos Jepel, futsal masculino mira agora classificação para os JIFs 2018

Campanha começa nesta quarta (13), com a fase intercâmpus do IFSul
publicado: 13/06/2018 09h26, última modificação: 13/06/2018 09h26

Depois do vice-campeonato conquistado nos Jogos Escolares de Pelotas (Jepel), a equipe masculina de futsal do câmpus Pelotas está agora com as atenções voltadas para a fase intercâmpus dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2018. Os meninos do técnico César Häfele vão disputar vaga para a próxima etapa, a sul-brasileira, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), junto com times de outras unidades do IFSul. Se chegar à final, serão cinco partidas em apenas dois dias de competição.

“Vai ser uma briga boa. Tenho certeza que essa vaga será bastante disputada”, aposta Häfele, que descarta qualquer tipo de favoritismo por parte de sua equipe. ”Sabemos do nosso potencial, mas no ano passado, por exemplo, perdemos na final e acabamos não representando o IFSul na fase seguinte”, adverte.

Para o treinador, o vice-campeonato nos Jepel tem servido de motivação para um time que está sob o seu comando há apenas de seis meses. Neste período, vem conhecendo cada atleta e o potencial de cada um, com o objetivo de implantar uma ideia mais concreta de estilo de jogo. Nos Jepel, justamente por causa do período curto de trabalho, optou por adotar uma estratégia mais defensiva, com forte marcação e aproveitando o erro dos adversários. O resultado disso foram quatro vitórias em seis jogos, 18 gols marcados e sete sofridos.

“É o que vamos repetir na fase intercâmpus. A diferença é que, agora, a base da equipe são atletas nascidos em 1999, 2000, que trazem um DNA menos defensivo, mas com excelente técnica com a bola nos pés. Vou cobrar muita marcação deles, além de algumas jogadas ensaiadas que estamos treinando”, adianta.

Para Häfele, que já jogou futebol de campo profissionalmente, com passagens por Brasil de Pelotas, Campo Mourão (PR), Juventus (Santa Rosa) e Farroupilha (Pelotas), disputar uma etapa nacional dos JIFs - a sua primeira - seria algo muito importante para a sua carreira como professor de educação física e também para o futsal masculino do câmpus Pelotas, que retomaria o prestígio entre as grandes equipes de futsal dos institutos federais.

“Nos Jepel, conseguimos ficar na frente de outras escolas públicas, o que possivelmente vai nos credenciar para disputar os Jergs (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul). Queremos repetir essa excelente campanha também nos JIFs, mas sabemos que temos de vencer primeiro a etapa intercâmpus e depois a sul-brasileira. Por isso, o foco é no agora”, destaca o treinador, que também estará no comando do time masculino de futebol de campo.

Destaques

A equipe de futsal masculina contará com dois nomes importantes para a disputa da fase intercâmpus dos JIFs, o pivô Juan Hernandez, do curso técnico em edificações, e o fixo Gabriel Knabach, do curso técnico em eletrônica. Eles são os únicos remanescentes dos Jepel (nascidos em 2001), já que agora a base do time será de atletas dos anos 1999 e 2000.

Juan foi o homem-gol da equipe nos Jepel e é uma das apostas do técnico Häfele para furar a retranca dos adversários. Na campanha do vice-campeonato, dos 18 gols do câmpus Pelotas, cinco foram dele.

“Estamos treinando bastante. A nossa expectativa é grande em poder representar o IFSul nos JIFs, por isso, estamos esperando muito desse campeonato, que é difícil e muito cansativo”, comenta o artilheiro.

Ainda tentando digerir a derrota na final dos Jepel, o competitivo e inquieto Gabriel sabe que tem de virar a chave porque a preocupação agora é o intercâmpus. Conquistou de última hora a vaga no time que vai brigar pela classificatória nos JIFs e está confiante de que o futsal masculino do câmpus Pelotas avançará de fase.

“A equipe dos JIFs é muito qualificada e está treinando muito duro. Será minha primeira disputa nesta competição e estou bastante confiante de que conseguiremos ficar com a vaga na etapa sul-brasileira”, diz o atleta, capitão do time no Jergs e que neste torneio deve jogar como ala, por opção do treinador.

Tanto Juan como Gabriel têm vivido uma rotina de sacrifícios para poder fazer uma das coisas que mais gostam na vida: jogar futsal. Eles não moram em Pelotas. Juan é de Arroio Grande, e Gabriel, de Canguçu. Ambos estudam pela manhã e ficam a tarde toda no instituto aguardando o início dos treinos. Só retornam às suas respectivas cidades no último ônibus, no final da noite. E já é madrugada quando, finalmente, deitam para dormir e se recuperar para a rotina do outro dia, que começa cedo, bem cedo. “Acordo por volta de 5h30min porque o ônibus sai às 6h com destino a Pelotas. Mas está valendo muito a pena”, afirma Gabriel.

Entenda

Os jogos intercâmpus do instituto são classificatórios para a etapa sul-brasileira dos JIFs, quando atletas de todos os institutos federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná disputam vaga para a fase nacional da competição. Os JIFs da região sul será entre os dias 21 e 24 de agosto, em Novo Hamburgo (RS). Já a etapa nacional dos JIFs ocorrerá em Fortaleza (CE), entre 16 e 21 de outubro.