Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Turma do curso Agente de Cooperativas visita a Casa da Pimenta de Turuçu

Turma do curso Agente de Cooperativas visita a Casa da Pimenta de Turuçu

DIVULGAÇÃO

Integrantes do programa Proeja-FIC realizaram a viagem no sábado (03)
publicado: 07/12/2022 15h50, última modificação: 07/12/2022 15h50

No último sábado (03), estudantes e docentes do curso de Agente de Cooperativas em Economia Solidária, do Programa Proeja-FIC, se deslocaram ao município de Turuçu para uma visita técnica à Cooperativa de Atividades Agroindustriais e Artesanais dos Agricultores Familiares de Turuçu. A ida a Cooperturuçu teve como objetivo observar os conhecimentos abordados em sala de aula.

A primeira parada foi na Casa da Pimenta,  ponto de comércio da produção agroindustrial da Cooperturuçu, onde foram gentilmente recebidos por Raquel Ollermann, atual presidente da Cooperativa. A responsável apresentou aos agentes o histórico da entidade, desde sua formação até o presente momento, em que se destaca o fato da atual diretoria ser totalmente composta por mulheres.

Após a apresentação foi o momento de conhecer os produtos ali comercializados. Oriundos da agricultura familiar, haviam diversas pimentas e produtos delas derivados, em especial geleias, com infinitas combinações de diversas frutas. O local também expõe a Carolina Reaper, conhecida como a pimenta de maior grau de ardência do mundo.

O próximo destino foi a Colônia Santana, no interior do município, para conhecer a Encanto do Campo, empreendimento da família da diretora, e uma das dez agroindústrias que compõem a Cooperturuçu. Lá estudantes e docentes puderam ver os bastidores da produção, com direito à degustação de geleias, bem como tiveram a oportunidade de conversar acerca da rotina da produção e da comercialização dos produtos.

Neste sentido, Raquel destacou o importante papel da Cooperturuçu na concretização de seu desejo de obter renda, reativar a agroindústria da família e se manter na localidade. Para Alexandre Bandeira, coordenador do Curso de Agente de Cooperativas, a visita técnica foi de suma importância para que estudantes visualizassem como o associativismo e a economia solidária podem ser uma alternativa de enfrentamento ao cada vez mais escasso e acirrado mercado de trabalho, o qual é extremamente hostil, principalmente para as pessoas de origem mais humilde.

Sobre a Cooperturuçu e a Casa da Pimenta

A Cooperturuçu foi formada em 2007, com auxílio da Emater/RS-Ascar, sendo registrada formalmente em 2008. A cooperativa, que começou com 22 pessoas e hoje possui 54 cooperado(a)s, é composta, em sua maioria, por agricultore(a)s familiares, mas também artesãs, e visa à comercialização e apoio à produção, bem como à gestão e contabilidade dos empreendimentos familiares. A diretoria atual, eleita em março de 2022, tem como presidente Raquel Scheunemann Ollermann, Márcia Solange Volrath como vice-presidente, Francine Klug Schimmelpfennig, tesoureira, e Vera Tuchtenhagen, secretária.

A Casa da Pimenta é a sede da cooperativa e ponto de comercialização de produtos, com destaque para as pimentas, ficando aberta todos os dias, das 9h às 18h, e está localizada no municício de Turuçu, no km 482 da BR 116, lado direito da rodovia no sentido Pelotas-Turuçu.

Sobre o Programa Proeja-FIC

O Programa Proeja-FIC é uma parceria firmada entre a Prefeitura de Pelotas e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) para disponibilizar Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, possibilitando agregarem aos seus estudos uma certificação profissionalizante.