Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Troca de conhecimento entre IFSul e Universidade de San Buenaventura complementam as atividades do mestrado

Notícias

Troca de conhecimento entre IFSul e Universidade de San Buenaventura complementam as atividades do mestrado

PÓS-GRADUAÇÃO

Parceria entre as instituições existe há dez anos
publicado: 21/09/2017 19h02, última modificação: 22/09/2017 08h16

Durante esta semana, os alunos do mestrado profissional em Educação e Tecnologia do câmpus Pelotas estão recebendo o seminário “Estudios Culturales y Lenguajes Contemporáneos”, ministrado pelo professor colombiano Edilberto Hernandéz, da Universidade de San Buenaventura, de Medelín. Em paralelo, quatro doutorandos colombianos estão sendo atendidos pelos professores Cynthia Farina e Alberto Coelho, acerca de seus projetos de tese. 

A parceria começou em 2007, devido ao interesse da Universidade de Antioquia nas pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa, Educação e Contemporaneidade: experimentações com artes e filosofia; liderado pela professora Cynthia Farina. Em seguida, a Universidade de San Buenaventura também mostrou seu interesse na parceria, que se consolidou, criando uma constante mobilidade docente e discente entre as instituições.

Segundo a professora Cynthia, a mobilidade discente começou há apenas cinco anos, mas já tem trazido resultados muito positivos. “Esses contatos internacionais são muito bem vindos pelo programa de pós-graduação. Temos vários estudantes do mestrado que foram para lá, o que amplia a visão de mundo, não só teórica, mas em todos os aspectos”, avalia. 

Essa troca de conhecimento acontece anualmente há dez anos e, diversos trabalhos de estudantes do IFSul já foram apresentados nas duas universidades colombianas (San Buenaventura e Antioquia) neste período. Este ano, o seminário concentrado de 20 horas com o professor Edilberto Hernandéz termina nesta sexta (22). Já as orientações aos estudantes colombianos se encerram no final da próxima semana.