Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Telecomunicações promove segunda edição de curso sobre fibras ópticas

Notícias

Telecomunicações promove segunda edição de curso sobre fibras ópticas

TECNOLOGIA

Atividade foi destinada a formandos matriculados na disciplina de Sistemas Ópticos de Telecomunicações
publicado: 28/11/2017 10h28, última modificação: 28/11/2017 10h28

Dando continuidade à parceria de sucesso com a empresa Sinos Telecomunicações, de Novo Hamburgo, o curso técnico em Telecomunicações do câmpus Pelotas promoveu, no dia 18 de novembro, a segunda edição do curso gratuito sobre fibras ópticas. O objetivo da atividade foi proporcionar aos formandos em Tele um contato mais próximo com o que há de mais atual na área de cabos ópticos. Segundo os organizadores, foi dada ênfase à prática de emendas e testes em fibras ópticas, utilizando equipamentos específicos de última geração.

O curso foi ministrado pelo gerente de manutenção da Sinos, Leonardo Costa, nos turnos da manhã e da tarde. Durante a capacitação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de cabos ópticos, saber sobre sua identificação e nomenclaturas; além de poderem atuar na preparação de cabos e no manuseio de equipamentos, efetuando emendas e testando o resultado, com o uso de aparelhos de última geração – muito provavelmente os que serão utilizados por estes futuros técnicos no mundo do trabalho.

A Telecomunicações já tem projeto para a implantação de um laboratório de fibras ópticas desde 2013, porém, ainda não foi contemplada com os recursos necessários, fato que justifica a necessidade da parceria com a empresa Sinos, explica Paulo Motta, professor responsável pela disciplina de Sistemas Ópticos de Telecomunicações.

Motta e os professores Julio Francisco de Oliveira e Paulo Morales, que também é o coordenador pedagógico da Telecomunicações, foram os responsáveis pela idealização e implementação do curso gratuito destinado aos formandos.