Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Serviço de Psicologia conta com página de apresentação no site

Serviço de Psicologia conta com página de apresentação no site

NOVIDADE

Ferramenta foi criada para aumentar a visibilidade das atividades e o acesso entre estudantes
publicado: 08/06/2017 09h26, última modificação: 08/06/2017 09h26

Agora, o site oficial do câmpus Pelotas disponibiliza aos usuários um link direto para a página de apresentação do Serviço de Psicologia que é oferecido gratuitamente a todos os alunos regularmente matriculados na instituição. Além de servir como uma espécie de cartão de visitas na Internet, a ferramenta tem como objetivo fornecer informações relevantes sobre a atividade, realizada na unidade por psicólogos capacitados e supervisionada pela Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae).

“A intenção é fornecer aos acadêmicos e à comunidade escolar uma ferramenta extra de acesso aos serviços da Psicologia. Com isso, pretendemos diminuir as distâncias e aumentar a visibilidade e o acesso de todos os interessados no serviço”, destaca a psicóloga Letícia Galery Medeiros.

Segundo a profissional, são realizados, em média, 300 atendimentos por mês no câmpus. Na página de apresentação do serviço, os estudantes encontrarão, por exemplo, orientações sobre como agendar a chamada entrevista de acolhimento. É a partir dela que são feitas as avaliações e, de acordo com a necessidade, o encaminhamento a uma das psicólogas do câmpus Pelotas. O agendamento pode ser feito presencialmente, na recepção da Coae; pelo telefone (53) 2123.1062; ou por encaminhamento de outros profissionais.

Além de Letícia Galery Medeiros, a equipe conta ainda com a psicóloga Rovena Batista Severo. As duas atuam em consonância com as normas estabelecidas pelo Regimento Interno do câmpus Pelotas, aprovado pela resolução 69/2011 do Conselho Superior (Consup). Segundo o documento, o atendimento psicológico está vinculado à Coae e, neste âmbito, visa promover ações nas áreas de saúde; desenvolver atividades de orientação profissional; e fomentar e promover, em conjunto com os demais profissionais da educação, ações para a permanência e êxito dos estudantes.

Foco no estudante

As ações do Serviço de Psicologia estão articuladas com as atividades de ensino, pesquisa e extensão do câmpus e são desenvolvidas na área de atenção à saúde e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

No câmpus Pelotas, segundo levantamento, os casos mais comuns verificados nos atendimentos são: transtornos de ansiedade e depressão; questões relacionadas à faixa etária e ao desenvolvimento dos alunos (adolescência); dificuldades de adaptação à instituição de ensino; e transtornos mentais graves, dentre eles, a depressão grave com ideação ou tentativas de suicídio.

“Uma situação muito frequente, que acontece com os alunos ingressantes e/ou do primeiro ano, é a dificuldade de adaptação a uma instituição federal. São muitas as adaptações necessárias nessa transição, o que provoca muita ansiedade nos alunos. Nestes casos, o acompanhamento psicológico auxilia no processo de adaptação, evitando a evasão e retenção acadêmica decorrente de reprovações”, revela Letícia.

Como o Serviço de Psicologia atua diretamente voltado às necessidades do câmpus, as demandas prioritárias são as escolares, como dificuldades de aprendizagem e orientação profissional. Questões mais graves de saúde mental, ou seja, transtornos mentais graves, são acolhidas, avaliadas e encaminhadas aos serviços especializados.

“É importante ficar claro à comunidade acadêmica que o Serviço de Psicologia do câmpus Pelotas não é um serviço de pronto atendimento em saúde mental, pois, em razão da demanda – aproximadamente 5 mil alunos - e do número reduzido de psicólogas, atendemos mediante agendamento. Desta forma, trabalhamos em parceria com a rede pública de saúde mental”, reforça a psicóloga.

Para conhecer a página do Serviço de Psicologia, CLIQUE AQUI.