Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de atividades da Biblioteca é aberta nesta segunda (29)

Semana de atividades da Biblioteca é aberta nesta segunda (29)

AÇÃO

Evento contou com a apresentação do projeto A Casa do Conselheiro
publicado: 29/10/2018 21h21, última modificação: 29/10/2018 21h22

Está aberta oficialmente a 2ª Semana de Atividades de Integração com a Comunidade Acadêmica, promovida pela Biblioteca do câmpus Pelotas em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e ao Dia Nacional do Livro. Até quinta-feira (1), estudantes e servidores poderão curtir uma série de ações, entre elas, sessões de cinema e uma feira para doações de obras.

Durante a cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (29), que deu o pontapé inicial para a programação dos quatro dias, foram apresentadas ao público as atrações preparadas para a edição deste ano. A bibliotecária Camila Quaresma Martins falou sobre a importância cultural do evento e destacou a implantação da multa solidária, uma das novidades de 2018.

"Para estes quatro dias, o usuário não vai precisar ir até o banco pagar a multa. Ele pode optar por doar alimentos e abonar o valor devido. Os donativos recebidos serão destinados ao Banco de Alimentos de Pelotas", explicou.

A biblioteca criou uma tabela que relaciona valores da multa e o seu equivalente em quantidade de alimentos. Por exemplo, se o aluno ou servidor deve entre R$1 e R$5, poderá trocar pela doação de um quilo de alimento não perecível. Não serão aceitas doações de sal, alimentos perecíveis e fora da validade.

Diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa enalteceu a 2ª Semana de Atividades de Integração e parabenizou a biblioteca pela iniciativa.

“Parabenizo toda a equipe da biblioteca por organizar este evento de qualidade e que envolve, acima de tudo, a dedicação de todos os servidores do setor”, disse.

Além dos diretores e servidores do câmpus, estiveram presentes na cerimônia, representando a comunidade acadêmica, Anderson Miguel Botelho Pintanel, estudante de licenciatura em computação e Luiz Eduardo Siqueira Bilhalva, ex-aluno do curso técnico em comunicação visual. Anderson e Luiz foram escolhidos para representar os estudantes no evento por serem os seguidores que têm mais interação com a página da Biblioteca nas redes sociais.

“Hoje em dia, na época em que tudo é feito nas redes sociais, eu acho muito legal poder ajudar mesmo que da maneira mais simples, que é curtindo e compartilhando, para ajudar a divulgar e dar um retorno a essa equipe. Eu vejo um esforço por parte deles, de criar e divulgar ações interessantes para os alunos e eu quero que eles se sintam agraciados por fazer isso pela gente. Mesmo que eu não esteja mais aqui, eu importo com quem está, porque quando eu estava, me sentia muito feliz com eventos como este”, conta Luiz.

Anderson também considera o compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais de grande importância, já que, devido à correria do dia a dia, muitas pessoas acabam perdendo as informações publicadas, e aproveitou a oportunidade para ressaltar a relevância do evento.

“Eu gostei bastante da programação do evento, porque convida os alunos a participarem e terem uma integração maior com os livros, mostrando que os livros são muito mais que páginas, eles trazem cultura e conhecimento, o que é muito importante para os estudantes”, salienta.

Inovação

A cerimônia de abertura da programação da 2ª Semana de Atividades de Integração com a Comunidade Acadêmica contou ainda com a apresentação do livro A Casa do Conselheiro, pela idealizadora do projeto, Desirée Nobre Salasar. Dentro de uma caixa pequena, porém grandiosa em conteúdo, A Casa do Conselheiro é um livro inclusivo multiformato, lúdico e didático voltado para crianças com ou sem deficiência.

Traduzido e apresentado em diferentes formatos (visual e com sistema pictográfico de comunicação; braile; audiolivro com audiodescrição; e videolivro com libras e legendas), o livro visa estimular a compreensão e a aceitação das diferenças, bem como incentivar a inclusão, sendo o primeiro neste formato para crianças, sobre patrimônio cultural, de um museu universitário no Brasil.

“A idéia era justamente apresentar o Museu do Doce, o casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório, que é patrimônio da União desde 1987, contar a história dessa casa às crianças de uma forma lúdica, na qual elas pudessem interagir e, mesmo sem estar dentro da casa, fazer uma visita guiada, a partir desse contexto então, poderem conhecer a casa mais proximamente”, explica Desirée.

O projeto é financiado pelo Edital Sedac nº8/2016 de Concurso “Pro-cultura RS FAC dos Museus” e produzido pela empresa Mnemosine Conservação de Acervos, em parceria com a UFPel. Serão entregues cópias para escolas regulares e especiais, mediante a participação dos professores do ensino fundamental, do município e do estado, nas oficinas de formação para disseminação do livro.

Confira abaixo a programação completa da 2ª Semana de Atividades de Integração com a Comunidade Acadêmica

registrado em: