Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segunda rodada de palestras alusivas ao Dia Nacional da Libras ocorre nesta sexta (30)

LIVE

Atividade será transmitida ao vivo, às 19h, pelo canal do CPTE no YouTube
publicado: 27/04/2021 11h57, última modificação: 27/04/2021 11h57

Está marcada para esta sexta-feira (30), às 19h, a segunda rodada de palestras virtuais alusivas ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado oficialmente em 24 de abril. O evento, que teve início no dia 23, tem como tema “19 anos de oficialização da Libras: e o IFSul, como está nesse contexto?” e será transmitido ao vivo pelo canal do CPTE no YouTube.

>>> ASSISTA AQUI!

“A Libras na comunidade surda – contextos e acessibilidade” será a primeira palestra da noite, ministrada pelo estudante do câmpus Pelotas-Visconde da Graça Arthur Kaster. Em seguida, entra em discussão o tema “O trabalho do tradutor e intérprete de Libras em tempos de pandemia”, que será conduzido por Rúbia Islabão Aires, tradutora e intérprete de Libras do câmpus Pelotas.

As duas palestras serão mediadas pela titular do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) do IFSul, Rosane Bom, com tradução e interpretação em Libras realizadas pelas profissionais Bianca Cunha, Vanessa Silva e Tânia Madeira.

A série de palestras é promovida pelo Depei, setor ligado à Pró-reitoria de Ensino (Proex); e o Grupo de Trabalho (GT) dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do instituto.

Saiba mais

O 24 de abril foi oficializado como o Dia Nacional da Libras porque, nesta data, em 2002, foi sancionada a Lei 10.436, que reconhece e torna a Libras a língua oficial da comunidade de pessoas surdas no Brasil.