Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segunda rodada de palestras alusivas ao Dia Nacional da Libras ocorre nesta sexta (30)

Notícias

Segunda rodada de palestras alusivas ao Dia Nacional da Libras ocorre nesta sexta (30)

LIVE

Atividade será transmitida ao vivo, às 19h, pelo canal do CPTE no YouTube
publicado: 27/04/2021 11h57, última modificação: 27/04/2021 11h57

Está marcada para esta sexta-feira (30), às 19h, a segunda rodada de palestras virtuais alusivas ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado oficialmente em 24 de abril. O evento, que teve início no dia 23, tem como tema “19 anos de oficialização da Libras: e o IFSul, como está nesse contexto?” e será transmitido ao vivo pelo canal do CPTE no YouTube.

>>> ASSISTA AQUI!

“A Libras na comunidade surda – contextos e acessibilidade” será a primeira palestra da noite, ministrada pelo estudante do câmpus Pelotas-Visconde da Graça Arthur Kaster. Em seguida, entra em discussão o tema “O trabalho do tradutor e intérprete de Libras em tempos de pandemia”, que será conduzido por Rúbia Islabão Aires, tradutora e intérprete de Libras do câmpus Pelotas.

As duas palestras serão mediadas pela titular do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) do IFSul, Rosane Bom, com tradução e interpretação em Libras realizadas pelas profissionais Bianca Cunha, Vanessa Silva e Tânia Madeira.

A série de palestras é promovida pelo Depei, setor ligado à Pró-reitoria de Ensino (Proex); e o Grupo de Trabalho (GT) dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do instituto.

Saiba mais

O 24 de abril foi oficializado como o Dia Nacional da Libras porque, nesta data, em 2002, foi sancionada a Lei 10.436, que reconhece e torna a Libras a língua oficial da comunidade de pessoas surdas no Brasil.