Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rodada de palestras abre programação comemorativa aos dez anos da Engenharia Elétrica

Notícias

Rodada de palestras abre programação comemorativa aos dez anos da Engenharia Elétrica

GRADUAÇÃO

Série de debates começa nesta quinta (25), a partir das 18h, no auditório principal
publicado: 24/05/2017 11h25, última modificação: 24/05/2017 11h25

Para comemorar seus dez anos de criação, a Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas realizará uma série de palestras gratuitas, voltadas a alunos, servidores e à comunidade externa. A primeira rodada está marcada para esta quinta-feira (25), das 18h às 23h, com duas palestras no auditório principal da instituição.

Os convidados são Sebastião Cícero Pinheiro Gomes, professor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) na área de controle e robótica; e Rafael Ney, eletricista da CEEE e especialista na área de sistemas de energia. Eles ministrarão, respectivamente, os temas Modelagem Matemática, Controle e Aplicações; e Perspectiva para a Engenharia Elétrica no setor elétrico brasileiro. A primeira palestra ocorrerá das 19h às 20h30min e a segunda, das 20h30min às 23h.

Serão realizadas ainda outras três rodadas de palestras em comemoração ao aniversário de dez anos da Engenharia Elétrica. Duas delas antes da semana acadêmica do curso, que acontece de 23 a 27 de outubro, e uma após o evento.

Conforme os organizadores, o bacharelado em Design do câmpus Pelotas já está desenvolvendo uma identidade visual para o curso de Engenharia Elétrica e mais um selo comemorativo aos dez anos de atividades. O lançamento oficial deve ocorrer em outubro, pouco antes do início da semana acadêmica.

Topo do ranking

A Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas foi criada em 2007 para suprir, à época, a carência de um curso deste tipo - noturno, público e gratuito - e dar conta da crescente demanda por engenheiros na região. Dez anos depois, a decisão da instituição se mostrou acertada. Tanto que, de lá para cá, já foram formados mais de 70 profissionais altamente qualificados para atuar no mundo do trabalho. E não para por aí.

Com um corpo docente composto, em sua grande maioria, por mestres e doutores, o curso, atualmente, é o 5º melhor do país, segundo avaliação baseada no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Já no Rio Grande do Sul está entre os três melhores.

Nos dois Enades em que os estudantes da Engenharia Elétrica do câmpus participaram, foram duas notas 5 consecutivas, sendo que no primeiro, em 2011, o curso obteve o primeiro lugar nacional.

Para o professor e coordenador pedagógico da Engenharia Elétrica, Marcel Souza Mattos, o principal diferencial do curso oferecido pelo câmpus Pelotas são as quatro linhas de formação contempladas ao longo dos cinco anos de estudo: Eletrônica, Eletrotécnica, Telecomunicações, e Controle e Automação.

“Além disso, a qualidade do Projeto Pedagógico do curso foi reconhecida e ele foi escolhido como diretriz para a implantação de engenharias elétricas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, acrescenta o professor Júlio César Ruzicki, que na próxima equipe diretiva do câmpus Pelotas assumirá a chefia do Departamento de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação.