Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Inscrições podem ser realizadas até 05/08. Atividades ocorrem a partir de 10/08
publicado: 29/07/2020 11h23, última modificação: 29/07/2020 11h23

Estão abertas, até o dia 5 de agosto, as inscrições para as novas turmas de reforço em matemática, oferecidas pelo projeto Grupo de Apoio em Matemática (Gama). Gratuitos, os cursos ocorrerão de 10 a 28 de agosto e os conteúdos serão disponibilizados em vídeos, com espaço para interação virtual com bolsistas e professores do projeto.

Estudantes do IFSul, façam aqui sua inscrição!

As turmas serão divulgadas no dia 7 de agosto, no site do Projeto Gama. Conforme os organizadores, estão sendo disponibilizados três módulos: um de matemática básica, um de funções e um de derivadas.

O Projeto Gama é fruto de uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática (IFM) e a Pró-reitoria de Ensino da UFPel.

Conteúdos:

Módulo de Matemática Básica: Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios.

Módulo de Funções: Definição de função; domínio e imagem; lei de formação; valor numérico; esboço de gráficos; função do primeiro grau; função do segundo grau; funções definidas por várias sentenças e função modular; função potência e função raiz; função composta; função inversa.

Módulo de Derivadas: Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.