Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto em parceria com a UFPel oferece treinamento funcional gratuito

Projeto em parceria com a UFPel oferece treinamento funcional gratuito

SAÚDE

Público-alvo são servidores, alunos e funcionários terceirizados do câmpus Pelotas
publicado: 18/06/2019 10h12, última modificação: 18/06/2019 10h12

Mais qualidade de vida em pouco mais de meia hora de treino por dia. Essa é proposta de um projeto de ensino que está sendo realizado no câmpus Pelotas, em parceria com a Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A iniciativa é baseada em treinamentos funcionais, que utilizam métodos metabólicos com combinações de circuitos em alta intensidade e pouco descanso.

A duração das aulas varia de 35 a 45 minutos. Os treinamentos são realizados na terça e quinta pela manhã, a partir das 8h15mim, e na segunda e quarta à tarde, a partir das 18h15min. Cada turno conta com turmas de 15 praticantes e, atualmente, só há vagas para o período da manhã. Interessados em participar devem procurar a Coordenadoria de Educação Física para efetuar a inscrição.

Batizado de “Tem Funcional no IFSul”, o projeto tem como objetivo oportunizar treinamento funcional para professores, técnico-administrativos, funcionários terceirizados e alunos dos diferentes níveis de ensino (do técnico à pós-graduação). As aulas são ministradas pela acadêmica da Esef/UFPel, Iasmin Santos.

“Essa era uma demanda antiga da nossa comunidade acadêmica. Por isso, desde abril, estamos oferecendo esses treinamentos funcionais para aqueles que querem resultados mais eficientes, mas têm pouco tempo para realizar uma atividade física”, observa a professora de educação física do câmpus Pelotas, Fabiana Montiel.

Segundo ela, o treinamento funcional, entre outros benefícios, proporciona melhoras ao sistema cardiorrespiratório, garante mais tonicidade à musculatura e contribui para a queima de gordura.