Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do câmpus Pelotas é selecionado no Programa IF Mais Empreendedor

Projeto do câmpus Pelotas é selecionado no Programa IF Mais Empreendedor

PESQUISA E EXTENSÃO

Proposta apresentada pelo professor Flavio Spanemberg, da engenharia química, visa oferecer apoio a empresas de Pelotas e região impactadas pela pandemia
publicado: 13/05/2021 12h49, última modificação: 13/05/2021 13h39

Um projeto oriundo do curso de engenharia química do câmpus Pelotas foi selecionado no Programa IF Mais Empreendedor, que visa oferecer ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a empresas de Pelotas e região impactadas pela pandemia da Covid-19. A iniciativa, de autoria do professor Flavio Spanemberg, é intitulada “Criar & Reinventar: apoio técnico a pequenas e micro empresas que sofreram com a covid-19 na região de Pelotas – RS” e vai contemplar sete empresas da cidade.

A equipe ainda está em processo de formação, mas a ideia é reunir um time interdisciplinar, composto por professores, alunos bolsistas e voluntários de qualquer nível educacional do câmpus. Inicialmente, está previsto um diagnóstico para cada empresa, que será utilizado como base para a construção de um plano de melhoria do negócio. O projeto será executado entre 7 de junho e 13 de dezembro.

Tendo em vista que o principal impacto da pandemia é a redução do faturamento, é preciso atuar em estratégias que impulsionam as vendas para repor a perda dos lucros. Conforme Spanemberg, essa situação pode ser alcançada por meio de investimento em marketing digital, desenvolvimento de novos negócios, produtos diferenciados e embalagens criativas. Outra maneira de repor esta perda é com a melhoria dos controles internos, custos assertivos, redução dos desperdícios e melhoria da qualidade.

“A formação em engenharia química nos proporciona multifuncionalidade e uma visão global do funcionamento de uma empresa. Particularmente, sempre tive intenção de trabalhar com apoio e consultoria de empresas, independentemente do tamanho. Gosto e tenho experiência na área de gestão de pessoas, gestão da qualidade e gestão da produção por ter trabalhado em grandes indústrias”, afirma.

O projeto chamou a atenção do professor por envolver estudantes e servidores na solução de problemas reais enfrentados pela sociedade. Para os estudantes, a oportunidade permite a utilização de conhecimentos teóricos obtidos no curso, incentiva o trabalho em equipes multidisciplinares e proporciona experiência prática no mercado de trabalho. A iniciativa também insere os alunos em projetos de empreendedorismo, propondo um novo campo de atuação. Já para os empreendedores, a ação vai impactar em resultados e aprendizagem.

“É uma grande oportunidade para o câmpus demonstrar sua importância junto à comunidade, reforçando assim o papel dos institutos federais para o desenvolvimento do país”, afirma.

Promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) do IFSul, o Programa IF Mais Empreendedor tem como principal objetivo estimular a participação de servidores e estudantes da Rede Federal em projetos voltados ao surgimento de novos negócios e remodelagem de empreendimentos existentes, visando o enfrentamento da crise econômica, sanitária e social decorrente da pandemia. Além disso, busca promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências nos estudantes e estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, por meio da articulação estruturada de iniciativas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Para o coordenador da engenharia química, professor Jander Monks, participar desse edital fortalece um dos objetivos da criação do curso, que é estabelecer estratégias para a formação de um profissional comprometido não apenas com a sua atuação técnica, mas também ciente do seu papel social.

“Neste projeto docentes e estudantes desenvolverão na prática ações de inovação e empreendedorismo direcionadas para resolver problemas reais enfrentados pelas empresas locais selecionadas no projeto, fortalecendo ainda mais o ensino destas práticas desenvolvidas em sala de aula, que estão alinhadas as novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) para as engenharias”, finaliza.