Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do câmpus Pelotas conquista o primeiro lugar na Mostratec 2017

Projeto do câmpus Pelotas conquista o primeiro lugar na Mostratec 2017

TECNOLOGIA

Dispositivo para monitoramento e controle climático em estufas venceu na categoria Engenharia Eletrônica
publicado: 31/10/2017 12h16, última modificação: 01/11/2017 10h49

O Dispositivo de Análise e Controle de Estufas Agrícolas (Diana), criado pelos alunos Carlos Eduardo Lopes Bastos e Gustavo Ludtke da Silva, sob a orientação e coorientação dos professores Rafael Galli e William Silveira da Silva, respectivamente, conquistou o primeiro lugar na 32ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada este mês, em Novo Hamburgo (RS). Como prêmio, a dupla de estudantes, do curso técnico em Eletrônica do câmpus Pelotas, ganhou o direito de participar da ISWEEEP, uma das maiores feiras internacionais de engenharia, energia e meio ambiente, que ocorrerá em maio de 2018, na cidade de Houston, no Texas (EUA).

Essa foi a primeira vez que um projeto do câmpus Pelotas levou o primeiro lugar na Mostratec, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina. O Diana venceu na categoria Engenharia Eletrônica, e segundo os alunos Carlos Eduardo Lopes Bastos e Gustavo Ludtke da Silva, o protótipo foi bastante elogiado pelos avaliadores, o que comprova a maturidade alcançada pela pesquisa.

“Sem dúvida, o projeto está mais maduro, mas estamos trabalhando para trazer ainda mais novidades”, adiantam os inventores.

Uma das propostas é otimizar ainda mais a apresentação do protótipo e torná-lo mais prático, com o emprego de um computador para fazer a comunicação de dados via internet. Hoje, são utilizados apenas um teclado e um display.

Para o professor e orientador Rafael Galli, o resultado positivo na Mostratec reforça a importância de se fomentar no câmpus espaços que estimulem ainda mais o desenvolvimento da pesquisa aplicada, como já acontece com sucesso no Laboratório 14, do curso técnico em Eletrônica.

“Projetar é o momento em que o estudante coloca em prática toda a teoria vista em sala de aula. É o momento no qual o curso começa a fazer sentido e cai no gosto dos alunos”, destaca Galli, que na manhã desta terça-feira (31) acompanhou os alunos idealizadores do Diana em uma visita ao diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, e ao diretor de Pesquisa e Extensão Alisson Ferreira. No encontro, os dirigentes prometeram bastante empenho para viabilizar a viagem do grupo para a ISWEEEP, nos Estados Unidos.

Saiba mais

Credenciado a participar da Mostratec após o primeiro lugar na Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) do câmpus Pelotas, categoria Mecatrônica e Eletroeletrônica, o Diana tem por objetivo proporcionar ao usuário um sistema eletrônico que atue na busca por garantir as condições climáticas ideais para o cultivo, proporcionando um bom desenvolvimento da produção. O dispositivo possibilita visualizar os dados de temperatura, luminosidade, umidade relativa do solo e do ar em tempo real, e o sistema atua automaticamente controlando estas propriedades.

Os dados enviados digitalmente ao produtor são atualizados constantemente, garantindo uma precisão no monitoramento. Este sistema conta com sensores de pequenas escalas que realizam estas funções de análises. Assim, com escalas reduzidas, desenvolve-se o monitoramento ocupando o mínimo de área terrestre possível. O controle do clima é feito através de irrigadores, exaustores, sistemas de aquecimento e iluminação.

“Vale destacar a compatibilidade para expansão do número de blocos de monitoramento e controle, permitindo que uma estufa em larga escala venha a usufruir deste sistema em diversas áreas na sua estrutura, ou que várias estufas pequenas desfrutem do mesmo sistema, sendo controladas independentemente. Tanto o sistema de monitoramento quanto o de controle são controlados através de um microcontrolador PIC, com algoritmos e circuitos eletrônicos desenvolvidos durante o projeto”, explica o professor e coorientador William Silveira da Silva.

Além disso, segundo o docente, o sistema disponibiliza uma interface central de comunicação com o usuário, que possui um teclado e um display LCD, permitindo que o produtor rural, por exemplo, analise os dados climáticos e configure o dispositivo.

“A configuração é realizada pelo usuário, que define no aparelho as propriedades climáticas desejadas para o cultivo, e o sistema atua controlando estas propriedades. Além da interface central, destaca-se o desenvolvimento de um software para dispositivos móveis, que possibilita ao usuário, através da tecnologia Bluetooth, comunicar-se com o dispositivo a distância”, detalha.

Testes serão realizados, em escala reduzida, com diferentes tipos de hortifrutis e substratos, registrando as propriedades climáticas das estufas periodicamente, analisando a eficácia do projeto e possíveis opções de melhoria.

Vantagens

Por isso, tanto Carlos Eduardo como Gustavo estão confiantes no sucesso do Diana e no que vem por aí. Para eles, a razão de tamanho otimismo está no fato de que o dispositivo é um sistema de fácil utilização e acessível aos produtores. Conforme os estudantes, o Diana apresenta diversas vantagens, como um melhor desenvolvimento da produção de hortifrutigranjeiros, prevenção contra danos ocasionados por intempéries climáticas, uma rotina de trabalho menos exaustiva aos agricultores e praticidade, já que poderá ser controlado por um dispositivo móvel.

“Haverá, inclusive, certa economia de água, uma vez que o sistema só utiliza o necessário para produção. Vale ressaltar ainda que o dispositivo não necessita de iluminação solar para produção, possibilitando utilizar estufas controladas em ambientes internos”, acrescenta a dupla de inventores.

registrado em: , ,