Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Aikido do câmpus Pelotas realiza primeira troca de faixa

Projeto Aikido do câmpus Pelotas realiza primeira troca de faixa

Quatro atletas receberam a faixa amarela nesta quarta (27)
publicado: 28/02/2019 13h42, última modificação: 28/02/2019 13h52

Na última quarta (27), ocorreu a primeira troca de faixa do Projeto Aikido no câmpus Pelotas. Na ocasião, os alunos Alexsandro Duarte, Kevin dos Santos Arnoldt, Augusto Souza e o professor Giancarlo Bacchieri receberam a faixa amarela - 5º Kiu, a primeira graduação dentro do esporte.

Apesar de o Aikido não ser uma arte marcial competitiva, a mudança de faixa existe com um rito de passagem, além de ser uma prestação de contas, assim como o são as provas das disciplinas dentro de sala de aula. Em resumo, é uma forma de registrar a evolução dos atletas, simbolizando a graduação e o nível em que se encontram.

Conforme o Instituto Sul-Brasileiro de Aikido, a arte marcial é originária do Japão e busca coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais. Não é apenas uma arte marcial, técnica de defesa pessoal ou um esporte. É um caminho para o crescimento do homem.

No plano corporal/mecânico, caracteriza-se por técnicas de projeção ou torções de articulações que neutralizam o agressor, aproveitando sua própria energia com um mínimo de força física. Assim como a maioria das artes marciais, tem forte ênfase na preservação dos valores morais, na disciplina e na hierarquia.

Os treinos de Aikido estão sendo realizados às quintas-feiras, às 19h, na sala multiuso da área de educação física, sob orientação do Sensei Raul José Vidal Junior (3º Dan).

Alunos e servidores interessados em praticar essa modalidade de arte marcial japonesa podem procurar o professor Giancarlo Bacchieri e realizar a inscrição. Vale lembrar que as aulas são gratuitas e não são exigidos trajes ou equipamentos especiais dos alunos.

registrado em: , ,