Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Design representa o IFSul em programa de formação internacional

Professora do Design representa o IFSul em programa de formação internacional

DESTAQUE

Raquel Godinho está entre os dez selecionados da Rede Federal para participação no “Link me Up”, ofertado pelo Instituto Politécnico de Bragança
publicado: 06/10/2021 15h08, última modificação: 06/10/2021 15h08

A professora da Coordenadoria de Design do câmpus Pelotas Raquel Godinho é um dos dez servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica selecionados para participação no “Link me Up”, programa de formação e treinamento para o desenvolvimento de projetos curriculares com empresas. Gratuito e realizado de forma remota, o curso, ofertado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, começou no dia 13 de setembro e se estenderá até 10 de janeiro de 2022.

Representante do IFSul no programa, Raquel garantiu vaga após ter participado e se classificado no edital lançado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ao qual poderiam concorrer professores e técnico-administrativos dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia; centros federais de educação tecnológica e do Colégio Pedro II. A iniciativa integra o rol de ações realizadas pelo Conif em parceria com o IPB.

O programa “Link me Up” tem como objetivo desenvolver habilidades de servidores para interagir com o mundo do trabalho, na perspectiva de preparar os estudantes para a proposição de soluções para as necessidades da comunidade em que estão inseridos e para promover a inovação educacional.

No conteúdo programático, os participantes trabalham com processos de cocriação, que são uma ferramenta de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial. Segundo os idealizadores do curso, a formação, destinada a servidores das instituições de ensino superior, profissional e tecnológico, pretende garantir a capacitação destes para o acompanhamento dos projetos, assegurando a eficácia da cocriação.

“O que me motivou a concorrer neste edital foi oportunidade de aprender sobre pesquisa aplicada com organizações”, destaca a professora Raquel Godinho.

Ela acredita que, além do requisito de ter proficiência em inglês, a participação como coordenadora ou colaboradora em diversos projetos de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo ao longo da caminhada profissional foi o seu diferencial e o que determinou a conquista da vaga.

“Tenho muitas expectativas em relação ao “Link me Up”. Nas atividades em que estou envolvida hoje ainda nos faltam conhecimentos sobre investigação aplicada com organizações. Além disso, o curso nos traz a oportunidade de novas parcerias com colegas brasileiros e portugueses”, comenta.

Em atividade desde o dia 13 de setembro, a representante do IFSul conta que três módulos contemplados no conteúdo programático do curso lhe chamaram a atenção. Em geral, eles tratam da implementação de melhores práticas envolvendo processos de cocriação, o impacto destas práticas nos currículos e as ferramentas e métodos modernos para processos de avaliação e análise de feedback.

“Ter sido selecionada para participar deste programa é resultado de muitos anos de investimento e muita dedicação na minha vida profissional. Estamos na quarta semana de formação, e estou muito satisfeita com o que vi até aqui. O grupo de colegas brasileiros é muito diverso, amigável e competente”, avalia.

Após a conclusão do curso, Raquel pretende aplicar e compartilhar, na prática, os conhecimentos adquiridos no programa internacional de formação. No câmpus Pelotas, as contribuições envolvem, pelo menos, três áreas.

“Como integrante do grupo de trabalho responsável pelo apoio à estruturação e implantação da Incubadora Hélice, imagino que vou poder contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do estudante com novas perspectivas, novos métodos vinculados à cocriação com organizações. Poderei contribuir diretamente na sala de aula nos cursos de Design, no processo de ensino-aprendizagem, e, também, no Laboratório Experimental de Design (LED), vinculado à coordenadoria de Design e do qual sou responsável. O LED atua no ensino, na pesquisa e na extensão e é gestionado pelos estudantes, sob minha orientação. Hoje temos 31 alunos, a maioria bolsistas, vinculados a 14 projetos. Outra contribuição seria no projeto da Jornada Empreendedora do IFSul, que está em sua segunda edição e que também tem parceria com o LED e busca oferecer à comunidade acadêmica conhecimento nas áreas de inovação e cultura empreendedora. Além disso, estarei disponível para conversar e trocar ideias com os colegas que têm curiosidade sobre o tema”, detalha.

Exterior

O programa ““Link me Up” prevê a possibilidade de que os servidores selecionados participem de dois encontros presenciais em Portugal. Apesar de não serem obrigatórios, Raquel diz que essa viagem para a Europa está em seus planos.

“Pretendo, sim, participar desses encontros presenciais, mas preciso ver os protocolos e logísticas com o IFSul. Os dez representantes brasileiros já estão em contato, e há um desejo de todos em aproveitar essa oportunidade”, afirma.

Esta possível visita a Portugal não seria a primeira experiência internacional de Raquel, que já contabiliza em seu currículo passagens por diferentes países europeus, como Espanha, Finlândia, Irlanda, França, Alemanha, Suécia, Países Baixos e Inglaterra.

“Conheci esses países quando fiquei quatro anos e meio na Espanha para cursar meu doutorado. Morava em Barcelona e estudava na Universidade Central da Catalunha, localizada na cidade de Vic, que fica a 50 minutos de Barcelona. Foi uma experiência incrível”, relata.