Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor cria tirinha para marcar os 17 anos da Lei de Libras

Notícias

Professor cria tirinha para marcar os 17 anos da Lei de Libras

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Primeiro docente de Libras concursado do IFSul, Diogo Madeira celebrou a data de maneira diferente
publicado: 24/04/2019 15h59, última modificação: 24/04/2019 16h49

A Lei de Libras está completando nesta quarta-feira (24) 17 anos. Para celebrar a data, o professor Diogo Madeira, primeiro docente de Libras concursado do IFSul, encontrou um jeito diferente e criativo de marcar essa que é considerada um das principais conquistas da comunidade surda do Brasil.

Diogo resolveu inovar e criar uma tirinha bem-humorada em comemoração ao aniversário de 17 anos da lei nº 10.436, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados. A sequência de quadrinhos elaborada pelo professor do câmpus Pelotas foi publicada nesta quarta, nas redes sociais da unidade.

Diogo, que é surdo, ministra atualmente, no câmpus Pelotas, a discilplina de Libras nos cursos superiores de licenciatura em computação, engenharia química e formação pedagógica para graduados não licenciados, além de um curso básico de Libras para mais de 30 alunos, juntamente com as servidoras e intérpretes de Libras da unidade, Tânia Regina Souza e Rubia Denise Islabão.

Decreto

Conforme a legislação, a Libras é uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Em 2005, o decreto nº 5.626 regulamentou a lei nº 10.436 e, entre outras medidas, incluiu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

registrado em: ,