Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós em esporte escolar tem defesa de TCC na quarta-feira (13)

Pós em esporte escolar tem defesa de TCC na quarta-feira (13)

ANOTE AÍ!

Pesquisador Fabrício Mota Foster apresentará seu trabalho à banca às 9h30min, de forma remota
publicado: 12/04/2022 11h15, última modificação: 12/04/2022 11h33

Nesta quarta-feira (13), às 9h30min, está agendada mais uma defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da especialização em esporte escolar do câmpus Pelotas. De autoria do pesquisador Fabrício Mota Foster e intitulado “Associação entre participação prévia em esportes extracurriculares e sintomas depressivos em adolescentes durante a pandemia da COVID-19”, o artigo será apresentado à banca de forma remota.

Foster possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Pitágoras Unopar (Pólo Canguçu) e pós-graduação em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Para elaboração de seu TCC, ele contou com a orientação da professora Gicele de Oliveira Karini da Cunha e coorientação do professor Gabriel Barros da Cunha.

A definição do tema partiu das inquietações do próprio pesquisador sobre as políticas de distanciamento social, sendo uma delas o fechamento das escolas e a consequente redução da prática esportiva extracurricular, e seus desdobramentos em relação à saúde mental, mais especificamente sobre os sintomas depressivos dos estudantes.

A pesquisa visa elucidar se a participação prévia em atividades esportivas extracurriculares pode servir como um fator de proteção aos sintomas depressivos dos adolescentes, durante o período pandêmico.

Conforme a coordenação do curso, a escassez de estudos sobre a temática em adolescentes, dentro da escola, e as inquietações sobre os possíveis efeitos prévios da prática esportiva na saúde mental dos adolescentes motivaram Foster a desenvolver a presente pesquisa, que foi conduzida dentro do câmpus Pelotas do IFSul.

Como a defesa é aberta a toda a comunidade acadêmica, interessados em prestigiar o momento devem solicitar o link da sala virtual, enviando e-mail para a coordenação do curso: pl-cpgee@ifsul.edu.br.