Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orientações para renovação de matrícula e horários das aulas do próximo período letivo

ATENÇÃO

Estudantes do Ensino Técnico e do Ensino Superior de Graduação, que não são ingressantes 2022/2, devem realizar a renovação de matrícula entre os dias 8 e 12 de outubro, exclusivamente através do Sistema Suap-Edu
publicado: 07/10/2022 16h11, última modificação: 07/10/2022 17h15

O Departamento de Registros Acadêmicos (Dera) informa que estará aberto, entre os dias 08 e 12 de outubro, o período de renovação de matrícula para todos os estudantes do Ensino Técnico e do Ensino Superior de Graduação que não são ingressantes do segundo semestre do ano de 2022 (2022/2).

Os estudantes que irão ingressar no IFSul Campus Pelotas a partir do dia 17 de outubro já tiveram sua matrícula efetivada pelo Departamento de Registros Acadêmicos (DERA) e não precisam realizar nenhum procedimento adicional.

Antes de iniciar o procedimento de renovação de matrícula é importante conhecer os horários das aulas do próximo período letivo. Utilize os links a seguir para acessar os horários elaborados pelas coordenadorias de cursos/áreas e pela Coordenadoria de Apoio a Execução e Planejamento do Período Letivo (COAPEPL).

>> HORÁRIOS DOS CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS NA FORMA INTEGRADA

>> HORÁRIOS DOS CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS NAS FORMAS CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE

>> HORÁRIOS DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

O procedimento de renovação deve ser realizado pelo próprio estudante, através do sistema de registros acadêmicos, o sistema Suap-Edu. O estudante deve realizar os seguintes passos:

1. Logar no sistema Suap-Edu;

2. Escolher a opção Faça sua matrícula online;

3. Atualizar os dados pessoais;

4. Escolher as disciplinas (para estudantes do Ensino de Graduação e do Curso Técnico em Eletromecânica - forma subsequente) ou escolher a(s) turma(s), inclusive as de progressão parcial/ dependência (para estudantes do Ensino Técnico - cursos seriados);

5. Clicar no botão Salvar.

Se você, estudante, encontrar dificuldades para realizar o procedimento, clique nos links abaixo e acesse os vídeos com as orientações!

>> Vídeo: Como acessar o Suap? SEM LIBRAS / COM LIBRAS

>> Vídeo: Renovação de Matrícula Cursos Técnicos Seriados SEM LIBRAS / COM LIBRAS

>> Vídeos: Como emitir documentos através do Suap? SEM LIBRAS / COM LIBRAS

>> Vídeo: Renovação de Matrícula Cursos de Graduação SEM LIBRAS

Caso o acesso ao Suap não tenha sido realizado com sucesso, o estudante pode recorrer ainda ao material abaixo, elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do câmpus Pelotas.

>> TUTORIAL PARA ACESSO AOS SISTEMAS

Caso ainda haja dúvidas sobre a utilização do Suap, é recomendada a leitura do Manual do Estudante, disponibilizado no espaço do estudante, no portal do IFSul.

>> MANUAL SUAP P/ ESTUDANTES