Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina estimula criatividade de estudantes

Oficina estimula criatividade de estudantes

EDIFICA 2018

Alunos de Edificações são desafiados a criar projetos para o jardim da concha acústica do câmpus
publicado: 12/09/2018 15h45, última modificação: 12/09/2018 16h07

A 9ª Semana Acadêmica do curso técnico em Edificações, a Edifica 2018, começou nesta terça (11), e dentre as principais atividades previstas para o evento está a oficina “Projetando ideias: Jardim da Concha Acústica”, coordenada pela arquiteta Ana Paula Dametto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A atividade, que está em sua segunda edição, tem como proposta a humanização e requalificação do jardim da concha acústica, através de idéias apresentadas por alunos do câmpus.

A iniciativa que surgiu a partir do interesse da estudante de Tecnologia em Gestão Ambiental, Alana Horvath, em encontrar um meio de aproximar as pessoas do meio ambiente, tornou-se projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faurb) da UFPel. Através das propostas apresentadas pelos estudantes na oficina, ambas as instituições farão juntas um levantamento do que é possível executar, de forma que cause o menor impacto possível ao meio ambiente.

“Este espaço onde podemos dar ideias é muito importante, seria muito bom se a gente pudesse também participar da execução, porque assim a gente tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos que adquire no curso”, destaca Adriano Saldanha, do 6º semestre em Edificações, membro do grêmio estudantil e participante da oficina pela segunda vez. Segundo ele, já está sendo pensado um projeto de extensão do grêmio junto a Coordenadoria de Projetos e Obras (Coaproj), para que os alunos também participem da execução da reforma.

Dentre as melhorias mais sugeridas nos projetos dos participantes da oficina estão a ampliação da rede elétrica no entorno do jardim e a adequação da infraestrutura e sonorização da concha acústica. A previsão para entrega da reforma é para dezembro de 2019. “Será um presente para os estudantes verem suas ideias executadas na concha quando ela estiver pronta”, afirma a idealizadora do projeto, Alana Horvath.

Até o final da semana, o público ainda poderá conferir mais 12 palestras e dois minicursos. A programação oficial prevê atividades das 8h30min às 22h, e no último dia, sexta-feira (14), ocorre também um jantar (por adesão) em comemoração aos 50 anos do curso de Edificações. Será realizado às 20h, no Clube Caça e Pesca de Pelotas, e os convites podem ser adquiridos junto aos professores do curso.

A programação completa e demais informações podem ser acessadas através da página do evento no Facebook.