Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para curso gratuito em Edificações/EJA vão até 19 de maio

Inscrições para curso gratuito em Edificações/EJA vão até 19 de maio

OPORTUNIDADE

Seleção será feita em três etapas e sem a realização de vestibular
publicado: 20/04/2017 12h08, última modificação: 10/05/2017 10h56

O câmpus Pelotas confirmou para este ano mais uma edição do curso técnico integrado em Edificações/EJA. O processo seletivo prevê três etapas e ocorrerá sem a realização de vestibular. Uma oportunidade e tanto para que jovens e adultos acima de 18 anos, trabalhando ou com experiência na área da construção civil, possam retornar à sala de aula e projetar um futuro melhor no mundo do trabalho.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do preenchimento da ficha de inscrição, até 19 de maio, das 19h às 21h, no saguão do câmpus, junto à portaria dos servidores. Para participar é necessário também ter o ensino fundamental completo, além de apresentar, no ato da inscrição, documento de identificação com foto e assinatura. Não serão aceitas cédulas de identidade onde se lê “não alfabetizado”.

As três etapas previstas na seleção são apresentação do curso, pesquisa de realidade e entrevista. Gratuito, o curso técnico integrado em Edificações/EJA será oferecido no turno da noite e terá duração de quatro anos. O resultado somente será válido para o preenchimento das 25 vagas oferecidas para ingresso único em 2017.

Os princípios que consolidam os fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dizem respeito ao papel e ao compromisso que entidades públicas integrantes dos sistemas educacionais têm com a inclusão da população em suas ofertas educacionais. Segundo a direção do câmpus Pelotas, estes princípios surgem da constatação de que os jovens e adultos que não concluíram a educação básica em sua faixa etária regular têm tido pouco acesso a essas redes.

Assim, como forma de propiciar a inclusão destes cidadãos, a instituição informa que serão utilizados os seguintes critérios de seleção e classificação: idade; escolarização mínima até 8ª série; tempo de afastamento da escola; razões do interesse pelo curso (identificadas por meio de questionário a ser respondido pelo candidato); habilidades de raciocínio (identificada por meio de questionário próprio); renda familiar; e experiência na área da construção civil.

Como funcionam as três etapas?

A apresentação é o momento no qual são demonstrados os objetivos e propósitos do curso. Será realizada no dia 22 de maio, no auditório Enilda Feistauer, do câmpus Pelotas. Neste dia também serão apresentados os critérios a serem utilizados no processo de seleção, sendo que cada candidato deverá confirmar sua permanência no processo, assinando uma lista de presença. O comparecimento do candidato será obrigatório, e aquele que não participar estará automaticamente eliminado.

A pesquisa de realidade será realizada no dia 23 de maio, em sala do câmpus Pelotas a ser divulgada posteriormente, na portaria da entrada dos alunos e no site. Neste dia será aplicado um conjunto de questões objetivas e subjetivas sobre aspectos da vida, da escolarização e do trabalho de cada candidato.

O resultado da pesquisa de realidade, constando dia, hora e local em que os candidatos classificados deverão comparecer para entrevista, será divulgado no dia 29 de maio, na portaria de entrada dos alunos do câmpus Pelotas e no site.

Já a entrevista compreende um momento de aproximação e esclarecimentos de cada candidato com os professores do curso. Essa etapa será realizada nos dias 30 e 31 de maio, das 19h às 23h, na sala Proeja, junto ao curso técnico em Edificações.

A apresentação do curso e a pesquisa de realidade são eliminatórias, e a entrevista, classificatória. A relação final dos candidatos selecionados no processo seletivo será publicada no dia 6 de junho.

Para saber mais detalhes do processo seletivo, CLIQUE AQUI e leia o edital na íntegra.

registrado em: , , ,