Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obra sobre educação profissional será lançada oficialmente no dia 24

Obra sobre educação profissional será lançada oficialmente no dia 24

INICIATIVA

Evento online ocorrerá às 19h30min e será transmitido via YouTube, pelos canais do Observatório da EPT do IFSul e do HistedBR
publicado: 18/11/2021 13h10, última modificação: 18/11/2021 13h10

Este mês, a educação profissional ganhará mais um importante capítulo em sua marcante história de formação e luta no Brasil. Um não, 14 para ser mais preciso. E todos eles estão reunidos no livro organizado por um trio de professores do IFSul, cuja live de lançamento ocorrerá no dia 24, às 19h30min, com transmissão ao vivo pelo YouTube, através dos canais do Observatório da EPT do IFSul e do HistedBR.

Com 268 páginas, em formato físico e e-book, a obra “Educação Profissional e os desafios da formação humana integral. Concepções, políticas e contradições”, lançada pela Editora CRV, de Curitiba (PR), foi idealizada pelos professores Manoel José Porto Júnior, Maria Raquel Caetano e Sidinei Cruz Sobrinho. A proposta, segundo os organizadores, é possibilitar reflexões e ações voltadas ao fortalecimento da educação profissional, para a superação dos desafios da formação humana integral.

“Preocupados com os rumos e identidade da nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica frente ao avanço neoliberal e do discurso do empreendedorismo de si - camuflado de inovação -, buscamos reunir os mais importantes pesquisadores e pesquisadoras da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para construir um livro que auxilie nas tarefas de resistência crítica ao desmanche do papel social transformador de nossas instituições”, explica Porto Júnior.

Em seus 14 capítulos, a obra conta com a participação de nomes de peso quando o assunto é EPT. Na seleta lista, além dos próprios organizadores, estão Dante Moura, Giovanni Alves, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, Jaqueline Moll, Lucília Regina de Souza Machado, Suzana Trevisan, Marcelio Adriano Diogo, Laís Basso, Nayane de Castro Dias, Nei Fonseca, Rodrigo Dias, Celso Ferretti, Gabriel Grabowski, Acácia Zeneida Kuenzer, Adilson César Araújo, Mônica Ribeiro da Silva, Lucas Barbosa Pelissari, Michelangelo Torres e Neila Pedrotti Drabach.

Sobre os organizadores

Manoel José Porto Júnior e Maria Raquel Caetano integram o corpo docente do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e são responsáveis por disciplinas obrigatórias do curso. O ProfEPT é desenvolvido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e conta com 40 instituições associadas.

Já Sidinei Cruz Sobrinho é professor do câmpus Passo Fundo do IFSul, foi pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha e coordenador do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) por várias gestões.

MANOEL JOSÉ PORTO JÚNIOR

Doutor pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Professor do curso técnico em eletrônica, do curso de formação pedagógica para graduados não licenciados, ambos do IFSul/câmpus Pelotas,  e do mestrado ProfEPT no IFSul. Integra o Observatório da EPT do IFSul.

MARIA RAQUEL CAETANO

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do IFSul/câmpus Sapucaia do Sul. Atua no mestrado ProfEPT do IFSul. Coordena o Observatório da EPT do IFSul.

SIDINEI CRUZ SOBRINHO

Doutorando em educação; mestre em filosofia; professor de educação técnica e tecnológica no IFSul/câmpus Passo Fundo.