Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde promove “Mutirão do Abraço”

Notícias

Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde promove “Mutirão do Abraço”

SAÚDE

Ação alusiva ao Setembro Amarelo será realizada na próxima quarta-feira (25)
publicado: 24/09/2019 11h38, última modificação: 24/09/2019 11h39

Na próxima quarta-feira (25), o Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde promove o “Mutirão do Abraço”. Realizada durante os intervalos de cada turno, a ação busca incentivar a empatia e demonstrar como pequenas atitudes podem mudar o dia de alguém. A dinâmica consistirá na distribuição de cartões com a frase “vale um abraço”, que serão repassados para quem estiver caminhando pelo saguão do câmpus.

O Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (NUPPS) do câmpus Pelotas desenvolve atividades para promover a saúde mental e a prevenção de doenças desde 2017. Visando trabalhar com questões relacionadas à saúde mental e prevenção ao suicídio, no primeiro semestre deste ano foi realizada uma proposta de intervenção em sala de aula, na qual foram colhidos relatos dos alunos. Como resultado, foi destacada a necessidade de empatia e demonstrações de afeto durante a trajetória acadêmica.

Para a presidente do núcleo, Daiani Luche, permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos é um meio de contribuir com a saúde mental. “Falar, quebrar tabus, superar o senso comum e conscientizar são tarefas cotidianas, mas, neste mês, ganham sentido especial”, destaca.

Para os organizadores, a ação surge como uma forma de reagir ao afastamento produzido pelo mundo das relações virtuais, que vem causando dificuldades para lidar com sentimentos, principalmente pela falta de empatia. “Nosso objetivo com esta atividade é despertar nossos afetos de forma que possamos perceber o nosso próximo como igual, com espontaneidade e disposição para nos colocarmos no lugar do outro, desenvolvendo a  empatia e a troca de calor humano” conta Daiani.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, cujo objetivo é de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. É realizada desde 2015, no mês de setembro, contemplado diversas atividades e divulgação de informações.